Foto: Hierápolis|DR

Fontes termais reconhecidas em todo o mundo

Todos os anos e durante 300 dias por ano, centenas de milhares de viajantes de todo o mundo visitam a Turquia para desfrutar das fontes termais, que encontram no topo das fontes termais europeis e em sétimo a nível mundial.

A capital do turismo termal turco situa-se em Afyonkarahisar, na região do Egeu, mais concretamente em Gazlıgöl, Heybeli, Ömer, Hüdai e Gecek. As águas termais destes lugares destacam-se pelos seus elevados níveis de dióxido de carbono, bicarbonato de sódio, cloreto de sódio, brometo e flúor, que ajudam a curar doenças da pele, do estômago, dos rins e dos intestinos.

Outro dos destinos que se destaca pela sua riqueza termal é a cidade histórica de Bursa, localizada perto de Istambul. Antiga capital do Império Otomano e Património da Humanidade da UNESCO, em Bursa encontram-se Çelik Saray, Kükürtlü, Karamustafa, Kaynarca e Eski Kaplıca, cujas águas alcançam os 88 graus e possuem propriedades termominerais. Para além das fontes termais, em Bursa, alguns hotéis balneares de luxo e alguns hospitais também dispõem destas águas termais. Concretamente, as águas desta zona são ricas em magnésio e ajudam a curar doenças reumáticas, nevrálgicas, problemas de stress, feridas desportivas, etc.

Situada perto de Denizli, no sudoeste da Turquia, Pamukkale oferece um extraordinário espetáculo de travertinos de calcita criados pelas águas minerais. Construída sobre a antiga cidade balneário de Hierápolis e lugar de férias há mais de 2000 anos, esta maravilha histórica e natural acolhe três regiões termais: Sarayköy, Gölemezli e Karahayıt, cujas águas são ricas em ferro e cálcio.

Tratamentos de bem-estar tradicionais e modernos em hamam e spas

Os hamam, ou banhos turcos, com origem na antiga Roma, são uma parte essencial da cultura turca. Começaram como lugar de reunião social durante a época otomana e, hoje em dia, o seu vapor quente é usado em tratamentos de hidroterapia pela sua vasta gama de benefícios, como o alívio do stress, a limpeza da pele, a eliminação de toxinas, a melhoria da circulação sanguínea ou a limpeza das vias respiratórias.

Estas instalações encontram-se ao longo de toda a geografia do país. Os mais históricos situam-se em Istambul ou Bursa, mas também há outros mais modernos que combinam os banhos turcos com tratamentos de spa.

Afyon_Akrones_Termal_Hotel
Hotel Termal Afyon Akrones.

Os hotéis balneários são outra das opções que oferece a Turquia para o turismo wellness. As instalações destes alojamentos em Istambul, Antália, Bodrum ou Izmir empregam métodos inovadores e integradores que oferecem uma vasta gama de tratamentos através dos recursos naturais da Turquia, como os que se encontram na costa, que disponibilizam tratamentos com água de mar que ajudam a curar doenças cardiovasculares, a diabetes, a obesidade e problemas da pele. Massagens, plantas medicinais, aromaterapia, fitness, ioga, meditação, suplementos alimentares, cuidado pessoal ou controlo de peso, são outras alternativas oferecidas nestes hotéis balneário.

Limpe o corpo e a alma em retiros tranquilos

Um paraíso natural de mares turquesa, praias virgens e vastos bosques, que fazem da Turquia o destino perfeito para fazer excursões e praticar ioga. Há uma variedade de opções em todo o país, desde retiros espirituais e de ioga, até quintas orgânicas e centros detox. Os complexos costeiros de Bodrum, Fethiye e Antália organizam retiros de ioga em vales de montanha e localidades com encanto onde nutricionistas e peritos nesta arte ajudam a limpar tanto o corpo como a alma.

A região do Mar Negro é outra das mais destacadas para se adentrar num retiro na natureza. As mesetas (yayla em turco) deste destino verde oferecem muitas atrações naturais, como cascatas ou montanhas, nas quais pode desfrutar de um espetacular banho no bosque, descansar e recarregar energias.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.