A origem de Bergen remonta à época Viking, no século XI. Devido à sua localização costeira estratégica, a cidade rapidamente se tornou um importante centro comercial, assumindo o papel de capital da Noruega durante mais de 150 anos. Bergen foi prosperando e, mais tarde, no século XIV, assumiu-se como um dos portos mais relevantes da Liga Hanseática, uma confederação de cidades mercantis que dominava o comércio no Mar do Norte e no Mar Báltico.

Atualmente, Bergen é a segunda maior cidade da Noruega, depois de Oslo, e oferece uma vasta oferta de atividades aos visitantes, desde o rico património histórico, até ao cenário natural deslumbrante. Situada entre as montanhas e o mar, Bergen é também conhecida como a porta de entrada para a famosa região dos fiordes noruegueses e é Património Mundial da UNESCO.

Chegar a Bergen a partir de Oslo é relativamente simples, já que existem voos diários da capital que duram menos de uma hora. Para quem preferir uma experiência mais cénica, a ferrovia que vai de Oslo a Bergen (rota de Bergensbanen), considerada uma das viagens de comboio mais impressionantes do mundo, é uma excelente opção. Esta viagem de aproximadamente sete horas oferece vistas incríveis que ilustram a diversidade das paisagens norueguesas. É também possível incluir Bergen numa roadtrip pela Noruega no verão. No inverno algumas das estradas poderão estar cortadas ou com acesso restrito devido às condições climatéricas.

Bergen tem opções de alojamento para todos os gostos e orçamentos. Independentemente da escolha da tipologia de alojamento, recomendo ficar próximo do centro da cidade, facilitando o acesso às principais atrações. Para aproveitar ao máximo uma visita a esta cidade encantadora, sugiro que reservem pelo menos três a quatro dias para explorar Bergen e a área circundante.

Deixo-vos a minha recomendação dos principais locais a não perder nesta cidade norueguesa e espero que gostem de Bergen tanto quanto eu.

Passear pelo centro de Bergen

Bergen, à descoberta da cidade dos fiordes na Noruega
Bergen, à descoberta da cidade dos fiordes na Noruega Ruas de Bergen créditos: The Travel in Pink

A localização privilegiada da cidade, aliada à arquitetura pitoresca e uma rica herança cultural, tornam Bergen extremamente interessante, com bairros vibrantes e únicos para visitar como Sentrum, Nordnes, Fjellsiden ou Sandviken.

A zona de Torgallmenningen, com a praça principal e uma rua pedonal, é sem dúvida o coração da cidade. Não percam Skostredet, uma charmosa rua comercial situada ao pé de Torgallmenningen, oferecendo uma vasta oferta de lojas e restaurantes.

Muito próximo do centro encontrarão o porto de Bergen, onde se encontram o famoso Mercado de Peixe e o bairro histórico de Bryggen. Para os amantes de história e cultura, Bergen oferece vários museus a não perder, com destaque para o Museu ao Ar Livre de Gamle Bergen, que exibe 50 casas de madeira datadas do século XVIII ao século XX, e para o KODE, um dos maiores complexos de arte, música e design da Noruega.

Visitar Bryggen, o cartão postal perfeito de Bergen

Bryggen é o cartão postal perfeito de Bergen, com as suas famosas típicas casas de madeira coloridas localizadas junto ao porto. Este bairro histórico é um testemunho vivo da herança hanseática da cidade, quando Bergen era um dos portos comerciais mais importantes da Europa, sendo desde 1970 Património Mundial da UNESCO.

Ao longo dos séculos as casas de madeira foram destruídas por vários incêndios, mas os edifícios foram posteriormente reconstruídos, preservando a sua aparência original. Atualmente, restam apenas 62 edifícios do antigo cenário urbano.

Bergen, à descoberta da cidade dos fiordes na Noruega
Bergen, à descoberta da cidade dos fiordes na Noruega As famosas casas de madeira créditos: The Travel in Pink

Recomendo explorar esta zona histórica, não apenas a rua principal de braços abertos para o mar, mas também os estreitos corredores e becos de madeira entre as casas, que ilustram a vida quotidiana nesta zona há séculos atrás.

Alguns dos edifícios de madeira acolhem agora lojas tradicionais, restaurantes e até mesmo hotéis. Há também dois museus interessantes para visitar nesta área, o Museu Hanseático e o Museu de Bryggen.

Bergen, à descoberta da cidade dos fiordes na Noruega
Bergen, à descoberta da cidade dos fiordes na Noruega Bergen créditos: The Travel in Pink

Explorar a Fortaleza de Bergenhus

Localizada perto de Bryggen, a Fortaleza de Bergenhus é uma das fortificações mais antigas e melhor preservadas da Noruega. Com uma interessante história militar que remonta ao século XVI, foi ocupada pelas forças alemãs durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, está aberta a visitantes e o complexo é utilizado como espaço para diferentes tipos de eventos, peças de teatro e concertos.

Fortaleza de Bergenhus
Fortaleza de Bergenhus Fortaleza de Bergenhus créditos: The Travel in Pink

Subir ao Monte Floyen e admirar as melhores vistas de Bergen

Bergen apresenta uma localização privilegiada. Rodeada por sete montanhas, uma das experiências imperdíveis na cidade é subir a uma delas, o Monte Floyen, para apreciar as vistas mais fantásticas de Bergen.

É muito fácil chegar ao Monte Fløyen, 320 metros acima do nível do mar. Existe um funicular perto de Bryggen que liga convenientemente o centro da cidade ao topo da montanha em menos de 10 minutos. Em alternativa, também é possível fazer uma caminhada até cimo do monte, uma atividade que pode demorar cerca de uma hora e é recomendada sobretudo nos meses de verão.

Monte Floyen
Monte Floyen Monte Floyen créditos: The Travel in Pink

No topo de Fløyen encontrarão um miradouro com vistas deslumbrantes para a cidade, assim como para os fiordes e as montanhas circundantes, um restaurante e uma loja de souvenirs.

A partir deste local existem diversos trilhos disponíveis, incluindo o que liga o Monte Fløyen ao Monte Ulriken, para caminhantes mais experientes. Antes de iniciarem qualquer trilho verifiquem as condições de segurança dos mesmos, especialmente no inverno, quando podem estar escorregadios devido ao gelo e à neve.

Provar iguarias locais no pitoresco Mercado de Peixe

Outro lugar que não podem deixar de visitar em Bergen é o seu pitoresco e vibrante Mercado de Peixe, localizado perto do porto, no centro da cidade. Este é um dos mercados mais visitados da Noruega e remonta ao século XIII, quando era um importante ponto de encontro de pescadores e comerciantes.

Atualmente, vende peixe e marisco frescos, bem como frutas e vegetais locais. Também conta com alguns restaurantes onde é possível provar iguarias tradicionais, com destaque para o marisco. Junto ao Mercado de Peixe poderão apreciar vistas incríveis para Bryggen, do outro lado do porto.

Fazer um cruzeiro nos fiordes

Cruzeiro nos fiordes
Cruzeiro nos fiordes Cruzeiro nos fiordes créditos: The Travel in Pink

Uma das experiências inesquecíveis em Bergen é fazer um cruzeiro até ao mundialmente conhecido fiorde Mostraumen. A aventura começa no porto de Bergen, a bordo de um confortável barco de cruzeiro, pronto para navegar pela intrincada rede de fiordes que adornam a costa.

Quando o barco deixa para para trás as casas coloridas da cidade e começa a avançar para o interior do fiorde, a paisagem desenrola-se como uma verdadeira obra-prima da natureza. Imponentes penhascos de ambos os lados do fiorde criam um cenário dramático, com as suas faces rochosas adornadas de neve no inverno ou de vegetação no verão, e variadas cascatas que desaguam nas escarpas verticais.

Durante o trajeto é possível avistar ainda pequenas aldeias e casas isoladas nas margens do fiorde. 
No ponto alto do cruzeiro alcança-se a zona mais estreita de Mostraumen, onde os penhascos quase tocam no barco, criando uma sensação de proximidade e conexão  com a natureza envolvente.

Fazer um cruzeiro nos fiordes
Fazer um cruzeiro nos fiordes Cruzeiro nos fiordes créditos: The Travel in Pink

Viajar no tempo na Igreja de Madeira de Fantoft

A menos 20 minutos de carro do centro de Bergen, é possível visitar a Igreja de Madeira de Fantoft. Este tipo de igrejas construídas em madeira eram comuns no Norte da Europa durante a Idade Média. Na Noruega existiam mais de 1000 igrejas de madeira, mas atualmente restam apenas 28, sendo a de Fantoft  uma delas.

Originalmente construída em Sogn em 1150, foi transferida para Fantoft em 1883. A igreja foi destruída por um incêndio nos anos 90 do século passado, mas foi reconstruída e permanece hoje como um testemunho importante do passado.

Para mais inspiração sobre viagens podem consultar o blog da Ana, the Travel in Pink ou a sua página de Instagram