O dia 20 de abril tornou-se num símbolo da erva. Mas por que esta data é tão importante?

O que é o 4/20?

Basicamente, um dia no qual tudo sobre a marijuana é celebrado.

Em mais de dez estados americanos, onde a droga é legal, grandes concentrações ocupam espaços públicos, onde os participantes acendem desde pequenos cachimbos até cigarros tão grandes quanto o braço de um bebé.

Além dos grandes eventos, grupos pequenos também se reúnem para fumar.

Os grupos mais pequenos insistem que os encontros mais íntimos estão em maior consonância com as origens do  4/20 (four twenty) , que começou fora da Internet, mas cresceu até se tornar em grandes festivais, com patrocinadores e bilhetes VIP.

Porquê 20 de abril?

No calendário dos Estados Unidos, 20 de abril é 4/20. Diferentes teorias explicam a origem. Nenhuma delas é amplamente aceite.

Para uma das teorias, 420 é o número de substâncias químicas contidas na marijuana, um número considerado baixo para alguns (que acreditam que seja cerca de 500), e alto demais para outros ("cientistas conseguiram isolar 113 canabinoides", reportou o High Times, considerado a bíblia da erva.

Outra tese indica que 420 é o artigo do Código Penal da Califórnia sobre a posse da droga (mas não é; o 420 do Código Penal dispõe sobre impedir o acesso às terras públicas do estado, segundo o findlaw.com, site para profissionais do direito).

Algumas suposições envolvem a banda The Grateful Dead e afirmam que o 420 era o seu número favorito para os quartos de hotéis das suas digressões psicadélicas.

Seria possível que os seis músicos (e os seus acompanhantes) se hospedassem no mesmo quarto? Um porta-voz da banda afirma que não.

Seja qual for a verdade, o termo já faz parte do vocabulário: o dicionário em inglês Oxford reconhece-o como "gíria americana" para a marijuana, enquanto que a enciclopédia britânica indica que a expressão é de "uso habitual" e apresenta "hippie lettuce" (alface hippie) como alternativa.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.