A tempestade excecional, que já havia caído sobre Atenas e Istambul, atingiu Jerusalém na noite de quarta-feira. Segundo os serviços meteorológicos, deixou cerca de 20 centímetros de neve.

Na manhã desta quinta, ainda havia vestígios de neve em vários lugares para o deleite dos habitantes, que desafiaram as temperaturas nórdicas e saíram às ruas.

A tempestade bloqueou estradas no centro e no norte de Israel. Causou o encerramento de escolas e a suspensão dos transportes públicos para evitar acidentes. A polícia mobilizou limpa-neves para libertar as estradas.

Istambul volta ao normal e Atenas continua paralisada

A vida voltou ao normal na cidade turca de Istambul nesta quarta-feira, depois de uma tempestade de neve excecional no Mediterrâneo Oriental, que continua a paralisar Atenas.

A situação levou o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, a pedir desculpas à população.

Paralisado desde segunda-feira, o Aeroporto Internacional de Istambul anunciou a reabertura de duas das três pistas, garantindo que a terceira estará aberta à tarde.

Na Grécia, o tráfego - sobretudo, no anel viário ao redor de Atenas, fechado pelo terceiro dia consecutivo - e a distribuição de eletricidade continuam afetados pela queda de neve.

O caos levou o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis a apresentar "desculpas pessoais e sinceras" e a prometer que as devidas lições serão aprendidas com este episódio. Diferentes instituições apontam a falta de meios adequados para lidar com o problema.