Os três museus portugueses fazem parte da lista de 46 espaços museológicos candidatos ao prémio, organizado pelo Fórum Europeu dos Museus.

Entre os três portugueses, o Museu do Dinheiro (Lisboa) e o NewsMuseum (Sintra) são os mais recentes, tendo sido ambos inaugurados em abril do ano passado.

Entre os 46 museus europeus nomeados estão, por exemplo, o Ragnarock, dedicado à cultura pop-rock, em Roskilde (Dinamarca), o Museu do Futebol da Alemanha, em Dortmund, o Museu da Emigração, em Gdynia (Polónia), e o Museu do Primeiro Presidente da Rússia, Boris Yeltsin, em Yekaterinburg (Rússia).

Na área da museologia, o Prémio Museu Europeu do Ano é o principal e mais antigo dos galardões atribuídos pelo Fórum Europeu dos Museus e também o mais prestigiado na Europa.

Foi criado com o objetivo de reconhecer a excelência na cena museológica europeia e promover processos inovadores no setor.

Atribuído pela primeira vez em 1977, o Prémio Museu Europeu do Ano já distinguiu em 2013 o Museu da Comunidade da Concelhia da Batalha, Leiria.

Em 2011, o Museu do Douro, em Peso da Régua, recebeu uma menção honrosa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.