Almeida, no distrito da Guarda, é considerada uma jóia da arquitectura militar, devido à sua fortificação em forma de estrela e a antiga praça-forte que atraem turistas anualmente. No entanto, a sua arquitetura não é o único atrativo desta Aldeia Histórica de Portugal, que vai inaugurar, juntamente com o Picadeiro D`el Rey, 15 percursos equestres para que os visitantes possam descobrir Almeida a cavalo.

"Iniciámos este processo com a rota que estamos a criar na Rede Napoleónica [relacionada com a temática das Invasões Francesas], na ligação de Almeida ao Bussaco, um trabalho com a participação da Comunidade Intermunicipal de Coimbra, com vários municípios a intervirem", disse António José Machado, presidente da Câmara de Almeida à agência Lusa.

De acordo com o responsável, o município de Almeida vai desenvolver “outras rotas no concelho, com ligação a várias freguesias”. “[As rotas] têm sempre momentos altos, com a parte da natureza, da História ou do contrabando, porque também há rotas com essas temáticas”, acrescentou.

Segundo o autarca, as rotas temáticas que vão ser disponibilizadas aos visitantes vão estar ligadas às rotas de BTT e pedonais já existentes na região e que são dinamizadas pela Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa, que tem sede em Almeida.