A Câmara de Lagos iniciou as obras da segunda fase de requalificação da estrada de acesso ao farol da Ponta da Piedade e intervenções na área envolvente, num investimento de aproximadamente três milhões de euros, foi hoje anunciado.

A empreitada engloba o reordenamento do acesso viário e do estacionamento, o prolongamento do circuito de passadiços, a melhoria da iluminação pública e a requalificação paisagística da área envolvente, especificou o município do distrito de Faro em comunicado.

A intervenção visa privilegiar a mobilidade suave e pedonal naquele troço de acesso a várias praias e ao farol da Ponta da Piedade, estrutura visitada anualmente por milhares de turistas. No verão, ao fim-de-semana, é habitual ocorrer congestionamento no acesso ao ponto turístico, devido ao grande número de visitantes que aí chega de automóvel.

Os trabalhos vão decorrer até setembro entre o farol e a praia do Pinhão, prolongando-se depois entre o nó de acesso à praia D. Ana e a rotunda da praia do Camilo.

O projeto prevê a implantação de duas faixas de rodagem, de uma ciclovia e de um passeio para peões, ficando o acesso final da rodovia destinado apenas às viaturas de serviço ao farol, para abastecimento de mercadorias e de emergência.

O local ficará dotado de dois novos parques de estacionamento, um situado no cruzamento de acesso à praia do Camilo, com capacidade para 56 veículos ligeiros, e outro dimensionado para o parqueamento de 150 veículos ligeiros e 10 autocarros de turismo.

A autarquia avisa que durante os trabalhos vão verificar-se condicionamentos no trânsito, apelando aos visitantes que evitem a circulação automóvel na zona de intervenção e à utilização das alternativas de circulação pedonal.

Os trabalhos têm um prazo de execução de 360 dias e são cofinanciados por fundos comunitários através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), Portugal2020 e CRESC Algarve2020.