A fotografia mais antiga da exposição foi captada por Antero Frederico de Seabra, em 1859. A imagem integra a coleção de Alexandre Ramires e revela espaços e estruturas já esquecidas, como a antiga estufa. «A sucessão de fotografias transporta-nos numa viagem pelo tempo. Desde o início do Jardim, à história mais recente que muitos ainda recordam, como o nevão de 1983, até à última grande intervenção, a reabilitação da Estufa Tropical», destaca a diretora do Jardim Botânico da UC, Teresa Girão, em comunicado.
A abertura da sessão de inauguração, que decorre na Estufa Tropical, vai ser conduzida por Teresa Girão. De seguida, vai ser exibido um vídeo com um resumo de testemunhos dos anteriores diretores. Seguem-se as intervenções do Vice-Reitor da UC, Luís Simões da Silva, e do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão. No encerramento da sessão, decorre a visita à exposição de fotografia “A Imagem do Jardim”.
Logo a seguir à inauguração, decorre também a visita ao recém-criado Jardim Sensorial. Neste novo espaço do JBUC, os visitantes são convidados a sentir o aroma de diversas fragâncias e as diferentes texturas das plantas e a redescobrir diversas plantas utilizadas na nossa alimentação e culinária.
A exposição “A Imagem do Jardim” vai estar inserida no espaço natural do JBUC até ao dia 10 de março de 2023. Pode ser visitada gratuitamente, de segunda a domingo, entre as 09h00 as 17h30.
Comentários