Loures tem uma das mais míticas festas de Carnaval da região. O “Carnaval Saloio” regressa no seu esplendor com a “Explosão de Alegria”, um cartaz repleto de festividades para todos os gostos e idades, entre os dias 18 e 22 de fevereiro. Nos dias 19 e 21, um dos maiores desfiles carnavalescos sai à rua, com cerca de 2500 figurantes e 15 carros alegóricos.
Os célebres Bailes de Carnaval, dos dias 18 e 20 de fevereiro, no Pavilhão Paz e Amizade, prometem grande animação pela madrugada fora, com a coroação dos Reis do Carnaval. As festividades terminam com o momento mais satírico do período carnavalesco - o enterro do Ocarário L – um dos mais conhecidos enterros de Entrudo em Portugal, com a leitura do testamento do Rei Momo, seguido de um espetáculo de fogo-de-artifício.
Sesimbra promete levar todos ao imaginário do Carnaval carioca. Os desfiles de seis escolas de samba e de dois grupos de afro-axé, com cerca de mil elementos a desfilar, voltam à marginal de Sesimbra nos dias 19 e 21 de fevereiro. São perto de quatro horas de festa que prometem ser uma das melhores edições dos últimos 40 anos.
O Cortejo de Fantasias de Palhaço, que chegou a ser considerado um dos maiores desfiles de palhaços do mundo, é outro dos destaques do cartaz onde centenas de mascarados animam a tarde do dia 20 de fevereiro. O programa contempla ainda as tradicionais Cegadas, costume das zonas rurais que têm sido recuperadas pelos grupos de cegantes, as Cavalhadas, costume da aldeia de Alfarim, e o Enterro do Bacalhau, que encerra a folia.
O Montijo promete um dos “melhores carnavais da margem sul” com dois grandes corsos onde mais de 1200 participantes, provenientes das coletividades, clubes e associações do concelho, percorrem a Frente Ribeirinha e Avenida dos Pescadores, terminando na Praça da República com um Mega Baile Popular, nos dias 19 e 21 de fevereiro.
A grande novidade desta festa acontece na noite de dia 18 de fevereiro com o Grande Corso de Carnaval Noturno, onde os foliões fazem o percurso habitual do corso com um grande espetáculo de som, luz e cor.
É em Sintra que se encontra uma festa de Carnaval diferente, vestido a rigor, num ambiente festivo e de grande criatividade que transporta todos para o século XVIII. A proposta é do Palácio de Queluz que convida a participar num ateliê de máscaras, após o qual todos os participantes são convidados, por personagens de época, a viajar no tempo para um momento de música e dança setecentista, num dos antigos salões de festas do Palácio.
Comentários