![EasyJet vai usar big data para reduzir atrasos](/assets/img/blank.png)
A tecnologia baseia-se na plataforma de dados Skywise da Airbus, que permitirá aos engenheiros da easyJet intervir e substituir peças antes da falha do componente, evitando, assim, que os passageiros sofram atrasos e cancelamentos.
“O nosso investimento na plataforma Skywise pode realmente fazer uma diferença tangível para milhares de passageiros ao beneficiar do poder do big data para reduzir atrasos. Isso irá transformar a maneira como preservamos e operamos os nossos aviões, com o objetivo de eliminar atrasos devido a falhas técnicas"”, afirmou Johan Lundren, CEO da easyJet.
O movimento faz parte do objetivo da easyJet de eliminar atrasos causados por problemas técnicos. Estes baixaram de 10 por 1000 voos, em 2010, para pouco mais de três por 1000 voos e o objetivo a longo prazo da companhia é chegar a zero.
“A easyJet está a liderar a indústria no uso de dados e inteligência artificial para melhorar a sua eficiência, bem como em outras partes da companhia aérea, onde a sua utilização pode reduzir custos, melhorar a satisfação do cliente e aumentar a receita”, refere o CEO da easyJet.
O novo programa baseia-se no sucesso de um teste da plataforma. Inicialmente, o foco estava em apenas três questões técnicas específicas em 85 aeronaves da frota da easyJet. O Skywise previu 31 falhas técnicas que permitiram à easyJet remover componentes antes de ocorrer uma falha.
Isso permitiu que, pelo menos 31 voos - que teriam transportado mais de 4.400 passageiros - operassem dentro do cronograma previsto, que de outra forma teria sido interrompido. Se a falha tivesse ocorrido num aeroporto remoto, o atraso poderia levar a um atraso noturno e causar atrasos noutros voos.
O Skywise permitirá analisar dados de outros componentes nos aviões da easyJet, graças à instalação das operações de voo recém-lançadas pela Airbus e do trocador de manutenção FOMAX - que conseguirão recolher 60 vezes mais dados que os sistemas existentes. O novo equipamento será instalado na frota da easyJet até o verão de 2019, permitindo à easyJet recuperar, a cada ano, cerca de 800 gigabytes de dados de até 24.000 parâmetros diferentes.
Segundo Tom Enders, diretor executivo da Airbus, “O nosso teste Skywise com a easyJet foi tremendamente bem-sucedido durante os últimos três anos, demonstrando ganhos significativos no desempenho operacional através da manutenção preventiva. Estamos muito satisfeitos em consolidar ainda mais a nossa colaboração, estendendo essa tecnologia da easyJet a toda a frota da Família A320”.
A Airbus lançou a plataforma de dados de aviação Skywise no Paris Air Show 2017, em colaboração com a Palantir Technologies - pioneira na integração de big data e análise avançada. A Skywise pretende tornar-se a plataforma única de referência usada pelos principais players da aviação, melhorando o seu desempenho operacional e os resultados de negócios, apoiando, assim, a sua própria transformação digital.
A easyJet opera a quarta maior frota da Airbus, a maior da Europa e a quarta maior do mundo - atualmente com 298 aviões, operando toda a sua frota em estrita conformidade com os regulamentos de todos os fabricantes, excedendo-os muitas vezes. A companhia aérea emprega uma força de trabalho altamente qualificada de mais de 200 funcionários de engenharia, bem como a terceirização para fornecedores externos em muitas bases em toda a sua rede.
A inovação está no ADN da easyJet - desde o lançamento da companhia aérea há mais de 20 anos, quando mudou a forma como as pessoas voam até aos dias de hoje, onde a easyJet lidera a indústria em inovações digitais, de engenharia, operacionais e Web, com o objetivo de tornar as viagens mais fáceis e acessíveis para os passageiros. Além da manutenção preventiva, a easyJet está atualmente a trabalhar numa variedade de inovações, incluindo a descarbonização da aviação, que inclui o teste de equipamentos elétricos de terra e tecnologia híbrida para apoiar o desenvolvimento de aviões totalmente elétricos.
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