A praia de Silgar, em Sanxenxo (Pontevedra) será dividida em 780 quadrados de três por três metros, marcados por estacas lineares ligadas por cordas. O objetivo é, segundo o município de  Sanxenxo, "garantir a máxima segurança sanitária e respeitar as distâncias recomendadas".

A nova organização da praia reserva duas faixas junto ao mar e no topo do areal que devem estar livres. A zona mais próxima à água será uma área de passeio e jogos e medirá mais de 30 metros de largura na maré baixa (sete na maré alta). Na extremidade oposta, a faixa terá oito metros de largura onde será possível encontrar, entre outras coisas, as casas de banho e a equipa de resgate. A cada duas filas de espaços delimitados para banhos de sol, haverá corredores paralelos com três metros de largura para facilitar a entrada e saída, e os vários espaços delimitados estarão à distância de 1,5 metro uns dos outros, sendo proibido passar de um espaço para o outro.

As recomendações sanitárias definiam um espaço de segurança de quatro metros por pessoa. Em Silgar, de acordo com o projeto do concelho que foi divulgado através de um vídeo publicado na sua página no Facebook, esse espaço será excedido, com 4,5 e cinco metros por banhista. Cada espaço é projetado para duas pessoas (nove metros quadrados), mas, dependendo do tamanho do grupo, as cordas serão adaptadas para acomodar mais pessoas.

Dois espaços podem acomodar cinco pessoas, já que se soma as áreas intermédias. Três espaços abrigam até oito pessoas e quatro, 12 pessoas. Segundo o município a capacidade da praia oscilará entre 1.560 e 2.340 pessoas, o que significa uma percentagem de 50% e 75% da capacidade nos verões anteriores. O objetivo é que os visitantes tenham uma sensação de "segurança" mesmo durante a pandemia.

Para que os visitantes respeitem as medidas recomendadas pelos especialistas em saúde, em Silgar haverá funcionários para facilitarem a organização e a distribuição das pessoas ao longo do areal. As áreas não podem ser reservadas antecipadamente.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.