Foto: Vila Nova de Cerveira — Parque de Lazer do Castelinho @DESENCAMINHARTE

Dez autores relevantes no panorama artístico e arquitetónico contemporâneo foram desafiados a intervir na paisagem singular de cada um dos dez municípios no Alto Minho. A partir de uma leitura sensível e afetiva do lugar, estas obras vão ser construídas até ao final do ano, num diálogo aberto entre território, arte, cultura e população.

As inaugurações, que arrancam em novembro, vão ser o ponto de partida para apresentar as peças pensadas para cada um dos lugares escolhidos pelos Municípios.

HODOS é um coletivo com o objetivo de valorizar os percursos pedestres em Portugal, afirmando-os como elementos de integração ou dissociação na paisagem. Através da identificação e tratamento de pontos de interesse nesses percursos, Hodos pretende reformular a experiência da caminhada com recurso à criação de peças de arte e arquitetura.

A edição de 2018 (DES’18), procura enraizar as sementes lançadas em 2017, desenvolver um projeto forte e coeso, explorando a vertente mais artística, permanente e funcional do Desencaminharte, numa aproximação a outros projetos europeus da mesma natureza, como a rota turística Nasjonaleturistveger (Noruega) ou o programa de arte pública Münster Skulptur Projekte (Alemanha).

A próxima inauguração é um dos momentos altos do DESENCAMINHARTE. A intervenção da escultora Fernanda Fragateiro está inserida na paisagem de Sistelo, antiga póvoa medieval, conhecida como “o pequeno Tibete português” e detentora do título de uma das “7 Maravilhas de Portugal”, na categoria de Aldeia Rural.

Ao longo de um percurso por Sistelo podemos encontrar 6 bandeiras de 180x255cm, todas com uma única cor de fundo e uma frase sobre a paisagem.

Arcos de Valdevez / Paisagem Cultural de Sistelo
Data/Hora: 22 de novembro (quinta) – 11:30
Programa: Içar da 6ª bandeira (junto ao Miradouro dos Socalcos, Padrão/Porta Cova) Com a presença da autora (artista Fernanda Fragateiro)

Saiba mais sobre as próximas inaugurações no site Desencaminharte.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.