O grande promontório, chamado noutros tempos de "o fim do mundo conhecido", tem sido, desde o início da viragem do Algarve para o turismo, um “chamariz” para visitantes de todo o mundo.
Com a mudança das motivações dos turistas que dão preferência a destinos com história, cultura e natureza, o Algarve tem procurado dar visibilidade aos recursos disponíveis, sendo a Fortaleza de Sagres um dos trunfos da região.
"Integrando o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, o Promontório de Sagres apresenta uma interessante biodiversidade faunística e florística e endemismos únicos que todos os visitantes podem observar", de acordo com a descrição apresentada no site Monumentos do Algarve. Descubra um pouco da paisagem deste lugar único na galeria de fotos.
Para terminar o dia em Sagres, assistir o pôr-do-sol no farol do Cabo de São Vicente e jantar no restaurante Terra, experimentando o peixe fresco do dia, sem esquecer o vinho a acompanhar.
O concelho de Lagos, situado no distrito de Faro e onde residem 30.746 habitantes, devido à sua localização e importância económica, foi a partir do século XV um ponto central dos descobrimentos portugueses. Sendo a pesca uma das suas atividades económicas, manteve-se até à década de 1960 como importante centro da indústria conserveira.
A marina, construída em 1994, foi uma das estruturas impulsionadoras do turismo e do comércio, contribuindo para que Lagos seja hoje um importante centro para viajantes de longa distância.
Da sua longa história, Lagos mantém vestígios culturais que retratam épocas marcantes, entre os quais as igrejas de Santa Maria, Santo António (com a sua talha dourada), o Castelo dos Governadores, o Forte de Nossa Senhora da Penha de França ou da Ponta da Bandeira e as ruínas da antiga cidade de Laccobriga.
Praias mais famosas de Lagos: