Encontrar um baloiço é recordar a infância e reviver momentos felizes, quando baloiçar num parque infantil era uma experiência cheia de adrenalina. Vivíamos entre a vontade de subir mais alto e o medo de ir longe demais. Quando as pernas eram demasiado pequenas para impulsionar o suficiente e dependíamos de alguém que nos empurrasse. As mãos seguravam firme nas cordas, o cabelo ficava despenteado pelo vento e, com um sorriso estampado na cara, acreditávamos que podíamos voar. Os baloiços têm essa mística especial, sabem a infância mas também podem ser um local romântico. Seja para subir o mais alto possível ou simplesmente para nos sentarmos calmamente, um baloiço é sempre uma boa ideia.

Se o baloiço estiver no meio de uma paisagem deslumbrante, a experiência é ainda melhor. Seja no topo de uma serra ou numa praia de areia branca, têm surgido baloiços um pouco por todo lado e é simples entender porquê: são uma forma divertida de aproveitar a paisagem e dão fotos que fazem disparar os likes nas redes sociais.

Baloiço da Boneca
Baloiço da Boneca créditos: Susana Sousa Ribeiro

O Baloiço da Serra da Boneca é recente, mas já atrai visitantes que não resistem a baloiçar por cima do rio Douro e da paisagem envolvente. A cerca de 40 quilómetros do Porto, em Sebolido, concelho de Penafiel, permanece ainda desconhecido por muitos, o que nos permite desfrutar do espaço com calma, sem filas, como se fosse o nosso paraíso particular. Mas isso pode estar prestes a mudar.

Enquanto subíamos a Serra da Boneca em direção ao baloiço, cruzamo-nos com outro carro, a sair da estrada que dá acesso ao baloiço e, quando fomos embora, outro carro chegava. Assim, é fácil perceber que só por casualidade de horários não se formou uma pequena fila para aproveitar o baloiço (como, aliás, acontecia muitas vezes no parque infantil onde brincávamos).

O baloiço fica a cerca de 10 minutos de carro do centro de Sebolido e os acessos são bons, sendo possível levar o carro até muito próximo do baloiço. Existem setas a indicar o local do Baloiço da Boneca, pelo que não há como enganar. A cerca de 500 metros do local, encontrámos uma cancela que impede de seguir de carro, mas o percurso a pé é muito rápido e sem qualquer dificuldade. Depois disso, basta seguir as setas até encontrar a estrutura de madeira.

Este baloiço gigante de madeira é o local ideal apreciar as paisagens de Sebolido e do Rio Douro, num local calmo onde o silêncio impera e é possível relaxar em comunhão com a natureza.  O baloiço está estrategicamente colocado para que seja possível apreciar o rio a serpentear  por entre o vale pintado de verde e a pequena povoação de Sebolido aos nossos pés. Seja numa aventura divertida com amigos, num passeio romântico com a cara-metade, numa brincadeira com as crianças ou num momento solitário de meditação, é um local que merece uma visita.

Para quem adora as redes sociais e quer fazer sucesso no Instagram, este também pode ser o local perfeito para fazer disparar os likes. Seja com máquina fotográfica ou com o telemóvel, basta escolher o melhor ângulo e tirar a foto perfeita a voar por cima do Vale do Douro. Entre fotos e vídeos, diferentes ângulos e poses, não se esqueçam do mais importante: desfrutar da paisagem, respirar ar puro e apreciar o silêncio de uma serra com muito para descobrir.