Os jovens que pretenderem beneficiar desta gratuitidade – que abrange os Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz; o Parque da Pena; o Chalet da Condessa d’Edla; o Parque e Palácio de Monserrate; o Castelo dos Mouros e o Convento dos Capuchos – devem dirigir-se às bilheteiras físicas dos locais a visitar e apresentar o seu Cartão de Cidadão.

Este ano, o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional da Juventude é “Dos Cliques ao Progresso: Percursos Digitais da Juventude para o Desenvolvimento Sustentável”. O objetivo é destacar o papel central dos jovens (“nativos digitais”) enquanto agentes potenciadores da transformação digital, com profundo impacto global nas dimensões económica, social e ambiental. Tecnologias como dispositivos móveis, plataformas e serviços digitais e inovações emergentes, incluindo inteligência artificial, são fundamentais para o avanço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as suas metas globais, definidas pela ONU para 2030.

Monumentos de Sintra com entradas grátis para jovens no dia 12 de agosto
Monumentos de Sintra com entradas grátis para jovens no dia 12 de agosto Palácio Nacional de Sintra créditos: PSML - Luís Duarte

Ciente da importância estratégica da digitalização, a Parques de Sintra tem apostado em soluções digitais e inovadoras para melhorar a experiência dos visitantes e para chegar a novos públicos, tornando o património que gere mais acessível e inclusivo. Exemplo disso são as visitas 360º aos Palácios Nacionais da Pena e de Sintra e ao Convento dos Capuchos; as aplicações Queluz Maps, Pena Maps e Monserrate Maps; ou as experiências de gaming Pena Quest e Sintra Palace Treasure Hunt.

Assinalado desde 1999, o Dia Internacional da Juventude celebra o potencial transformador da juventude na sociedade e na sustentabilidade social, económica e ambiental. Em Portugal, o Instituto Português da Juventude (IPDJ) dinamiza as iniciativas comemorativas da data.