De acordo com a AHP Tourism Monitor, a taxa de ocupação por quarto "atingiu os 82,77%, o que se traduz numa subida homóloga de 3,9%", enquanto o "preço médio por quarto ocupado cresceu 8,8% face a igual período do ano anterior, fixando-se nos 94,83 euros", sendo que RevPar – preço médio por quarto disponível "aumentou 14,2%, atingindo os 78,49 euros".

Em igual período, a receita média por turista no hotel subiu 9,6%, situando.se nos 126 euros e a estada média foi de dois dias, menos 1,5% do que em julho de 2015.

"Relativamente à taxa de ocupação quarto, destaque para as três estrelas com uma variação positiva de 5,2% face ao período homólogo. Já em relação ao preço médio por quarto ocupado, as duas estrelas registaram um crescimento de 12,3%", adianta.

"Os destinos turísticos com a taxa de ocupação quarto mais elevada durante o mês de julho foram Madeira (92,92%), Algarve (87,91%) e Lisboa (86%)" e em termos do RevPar, "o valor mais elevado foi verificado no Algarve (122,69 euros), Estoril / Sintra (92,84 euros) e Lisboa (79,30 euros)".

Segundo Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, "os dados do Hotel Monitor de julho vêm confirmar o bom ano que a hotelaria e o turismo nacionais estão a viver. A maior surpresa tem sido o Grande Porto, onde, no consolidado de janeiro a julho, os preços cresceram o dobro da média nacional".

De acordo com a responsável, "em valores absolutos, o Grande Porto é o terceiro melhor destino na taxa de ocupação e RevPar e o quarto melhor em ARR [taxa média], dos 14 destinos turísticos que a AHP trabalha”.