Foto do artigo: “Eleanor Roosevelt” por Yousuf Karsh, 1944; National Portrait Gallery, Smithsonian Institution - Presente de Estrellita Karsh, em memória de Yousuf Karsh.

A Galeria Nacional de Retratos do Smithsonian apresenta "Every Eye Is Upon Me: First Ladies of the United States" a primeira grande exposição que explora o significado histórico desta posição proeminente através do retrato.

A exposição abrange quase 250 anos, desde Martha Washington a Melania Trump, e apresenta mais de 60 retratos das primeiras-damas, e alguns dos seus vestidos mais icónicos.

Esta é uma das 11 exposições que destacam as conquistas femininas que a Galeria Nacional de Retratos apresenta ao longo de um período de cinco anos (2018–2022), como parte da iniciativa Smithsonian American Women's History.

Em exibição até 23 de maio de 2021, a exposição tem a curadoria de Gwendolyn DuBois Shaw, historiadora sénior e diretora de investigação histórica e programas académicos da Galeria.

O título da exposição foi tirado de uma carta escrita pela primeira-dama Julia Gardiner Tyler, que escreveu à sua mãe logo após o seu casamento com o presidente John Tyler em 1844. A Galeria usa a citação de Tyler como ponto de partida para examinar as responsabilidades e o significado das primeiras-damas desde 1789, quando Martha Washington se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo.

Martha Washington
Martha Washington créditos: National Portrait Gallery, Smithsonian Institution

A exposição é centrada nas mulheres que entraram na Casa Branca como esposas, bem como outras mulheres que foram recrutadas para o serviço, incluindo as irmãs, sobrinhas e amigos da família, como Dolley Madison, que serviu como anfitriã na Casa Branca para o viúvo Presidente Thomas Jefferson.

A seleção de retratos incluirá pinturas, desenhos, fotografias, esculturas, gravuras e uma vídeo-instalação de fotografias da fotógrafa contemporânea Annie Leibovitz. A exposição também inclui roupas usadas por Mary Todd Lincoln, Michelle Obama, Jacqueline Kennedy Onassis e Nancy Reagan.

Além de exibir algumas das imagens mais icónicas das primeiras-damas apresenta itens importantes emprestados pela Casa Branca, Biblioteca Nacional das Primeiras-Damas e Departamento de Estado dos Estados Unidos. como vários outros locais presidenciais e bibliotecas e coleções particulares.

Esta é a maior apresentação de retratos da primeiras-damas ocorrida fora da Casa Branca.

A Galeria também disponibiliza um novo site com acesso online a recursos da exposição em firstladies.si.edu.

Michelle Obama
Michelle Obama créditos: National Portrait Gallery, Smithsonian Institution

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.