Há muito tempo que ouvimos dizer que é preciso ser rico para viajar. Há muito que nos dizem "devem gastar imenso dinheiro nas vossas viagens" mas a verdade é que não. Não, não gastamos muito dinheiro. Sim, não sejamos inocentes, gastamos algum. A verdade é que é possível viajar muito com pouco dinheiro. Agora, não sejamos ingénuos, há que fazer opções.

Viajar implica sempre gastar dinheiro com: voos, alojamento, alimentação, vistos e documentos, transportes.

Se quer viajar muito tempo há que poupar no alojamento, nos transportes e na alimentação. Luxos, dirão aqueles que estão habituados a viajar de mochila às costas. Comodidades básicas, dirão aqueles que gostam de viajar para descansar e passar férias.

Viajar e férias são coisas muito diferentes. Se quer ir de férias, vai gastar muito dinheiro. Isso implica um lugar cómodo para dormir, boas refeições, um bom vinho, saídas para ver espectáculos, noites nos bares, etc. Mas há outras opções! Pode esquecer as férias e ir viajar!

Se pretende viajar, e tem recursos limitados, pode fazê-lo. Para isso tem que ir de mochila às costas. É a forma mais fácil de viajar pelo mundo. De forma muito simples, é só seguir estes passos:

1. Compra um voo promocional para um destino que há muito o anda a "desafiar".

2. Coloca tudo o que vai precisar para meses dentro de uma mochila de 50L.

3. Deixa para trás preconceitos, tristezas e má disposição.

4. Carrega quilos de coragem no primeiro passo em direcção ao aeroporto.

5. Marca alojamento barato. Dorme em estações de comboio e de autocarro. Dorme durante as viagens longas de transporte. Dorme em lugares sujos e sem comodidade.

6. Come nos vendedores locais de rua. A comida de rua, sempre a mais típica, é barata e, se vir que a banca está cheia, é segura.

7. Pode ter que pedir boleia, dividir transporte público ou táxi.

8. Supera medos mas ganha experiências e amigos para a vida.

Se estiver preparado para ultrapassar estes oito pontos, o mundo está à sua espera. Vá viajar! Sozinho, com o (a) seu (sua) companheiro (a), ou com amigos. Mas vá! O mundo está à sua espera. O mundo é tão fácil. Viajar é fácil.

Férias? Para isso vai precisar de muito dinheiro. E, essas, nem sempre lhe mostram o mundo!

Pode seguir as nossas aventuras, quase sempre de mochila às costas, no Viajar entre Viagens. Pode inspirar-se nestas fotografias para começar a viajar. Para saber o que fazemos para poupar em viagem pode ler este artigo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.