Mas também pela massiva utilização das cangas em detrimento das toalhas espessas ou ainda pela completa oferta de serviços na areia, que muitas vezes inclui mesas e cadeiras.
Frequentar a praia no Rio de Janeiro é então uma experiência fantástica, até pelo imaginário que nos habituámos a construir com as imagens que inundam a televisão e as revistas nacionais. Calçadão, Morro dos Dois Irmãos, Copabacana, Ipanema, Leblon, água de coco não serão nomes desconhecidos, mas tudo é sempre mais bonito ao vivo.
Aos domingos o trânsito fecha numa das faixas de rodagem em frente às praias e o espaço fica apenas reservado às pessoas ou bicicletas. E aquele ritmo tão único da Cidade Maravilhosa fica ainda mais evidente.
Aquele ambiente de festa e de alegria constantes. Aquele calor de 30º às 18h. Aquela areia fina e quente que nos escalda os pés até conseguirmos chegar ao mar. Porque a praia no Rio de Janeiro é isto, realmente mágico.
E estes são os cinco motivos porque eu considero que é mesmo uma experiência imperdível:
1. Barracas
São bancas montadas em cima da areia, normalmente identificadas pelo nome do seu proprietário. Têm serviço de aluguer de guarda-sol, cadeiras e bebidas e por isso são raras as pessoas que vão muito carregadas para a praia.
Algumas barracas até têm pagamento por cartão multibanco e algo mega importante para adolescentes e outros seres desconectáveis: têm acesso wi-fi!
As barracas estão de tal forma organizadas que me surpreenderam bastante. Quem nos recebeu na Barraca da Denise (com colete identificativo e tudo) apresentou-se pelo nome próprio e entregou-nos um papel onde apontou o nosso primeiro nome e o que fomos consumindo ao longo do dia. Fiquei impressionada com a personalização e com os preços acessíveis praticados.
2. Quiosques
Em Copacabana, já remodelaram os conhecidos quiosques com materiais mais modernos. Em Ipanema permanecem os antigos (bem mais bonitos, digo eu!).
E a minha dica vai para fazer uma paragem por lá ao fim do dia, sentar na esplanada, pedir um coco gelado e assistir ao pôr-do-sol.
A água de coco é uma bebida super saciante e refrescante. E os miúdos acham muita piada ao formato! Além de também ser algo completamente natural e bastante acessível (rondam os 6 reais - cerca de 1,5 euro).
É um ritual importante de cumprir para quem vai à praia no Rio de Janeiro.
3. Vendedores
Uns são mais divertidos que outros, mas todos andam num vai e vem constante, sempre para trás e para a frente a entoar rimas ou pequenos pregões dando um incomparável ambiente de festa e alegria ao areal.
E há criatividade nas vendas quanto baste: biquínis pendurados, caipirinhas em bandejas, açaí em taças para preparar em frente ao cliente… Vende-se um pouco de tudo.
Mas tomem nota: o mais típico na praia do Rio de Janeiro é mesmo beber Matte Leão (bebida que faz lembrar um chá gelado) e comer Biscoitos Globo (snacks crocantes).
4. Postos
São estruturas super típicas que estão em cima da areia. Têm casas de banho, duches e a vigilância habitual dos salva-vidas de praia.
Estão numerados e por isso também servem para marcar encontros e delimitar zonas. Um dos postos mais conhecidos é o número 9 em Ipanema.
5. Fraldários
Já tinha ouvido que a praia no Rio de Janeiro é amiga das famílias, mas só quando vi um fraldário na Praia do Arpoador (aquela que concentra maior número de crianças), ali bem em cima do calçadão e à disposição de todos, é que entendi melhor esse conceito.
Em frente do fraldário estava também um pequeno parque infantil, para entreter os miúdos nas horas de maior calor.
Comentários