A entrega do foral templário por Gualdim Pais há 850 anos é recordada em Pombal, no distrito de Leiria, com a maior edição de sempre do Mercado Medieval, entre 19 e 21 de abril.
Os “50 passos para a Liberdade” que marcaram o fim da ditadura em Portugal vão poder ser vistos a partir de terça-feira, no âmbito de uma exposição que arranca nas Caldas da Rainha em simultâneo com 14 cidades do mundo.
Os Baldios de Valhelhas, no concelho da Guarda, estão a promover a reflorestação de uma mata centenária destruída pelo incêndio de agosto de 2022 na serra da Estrela, desafiando as empresas a apadrinhar o projeto.
Escolas dos cinco concelhos algarvios abrangidos pelo Parque Natural da Ria Formosa vão receber ações de sensibilização ambiental durante a Semana da Ria Formosa, que se realiza entre a próxima segunda-feira e 20 de abril, anunciou a organização.
A valorização de produtos algarvios como o figo côtea, a ovelha churra ou a cavala, através de atividades de investigação que potenciem a inovação, é uma das estratégias da iniciativa Revitalgarve para reforçar o sistema de alimentação territorial regional.
Eram mais de 130, chegaram em segredo ao Monte do Sobral, "perdido" no Alentejo, para a primeira reunião do movimento dos capitães. Hoje, é uma unidade de turismo rural e a memória desse encontro clandestino continua atrair pessoas.
O palácio de Mateus, finalizado em 1744 e reconhecido como monumento nacional desde 1910, está no centro de uma programação que cruza música, literatura, dança, teatro e debates.
São 219 moinhos e 104 núcleos moageiros, espalhados por 71 municípios, que vão estar de portas abertas no âmbito da iniciativa da Rede Portuguesa de Moinhos.
Uma das propostas em discussão para o Parque Natural da Serra da Estrela prevê a criação de uma rede de transportes turísticos para mitigar a necessidade de utilização de viatura própria para acesso à Torre.
Os bolos fintos e folares fazem parte das iguarias da Páscoa no Alentejo e, no concelho de Elvas (Portalegre), além de serem produzidos no habitual formato redondo, ‘ganham vida’ como pintos, lagartos ou bonecas.
Habitantes de duas aldeias transmontanas do concelho de Bragança esforçam-se por manter viva a tradição de tocar o sino na madrugada de Domingo de Páscoa, que, alertam, está em risco por falta de gente.
A Câmara de Celorico de Basto iniciou obras de reabilitação no castelo e centro interpretativo de Arnoia, que apresentam sinais de degradação, num investimento de 140 mil euros, anunciou hoje aquele município do distrito de Braga.
Os fornos comunitários das aldeias de Vilar de Perdizes e Meixide, em Montalegre, reabrem entre hoje e no sábado para cumprir a tradição de cozer o folar da Páscoa, disse hoje o presidente daquela união de freguesias.
Os 100 principais museus receberam juntos 175 milhões de pessoas em 2023, perante os 141 milhões no ano anterior, mas ainda longe dos 230 milhões antes do encerramento causado pela pandemia de covid-19.
A taxa de ocupação hoteleira na Região Autónoma da Madeira deverá rondar os 85% no período da Páscoa, entre quinta-feira e domingo, anunciou hoje a Secretaria Regional do Turismo.
A iniciativa “Abre asas até Mondim” desafia à descoberta do município do distrito de Vila Real durante o mês de abril e quer esbater a sazonalidade do turismo através da natureza, desporto, música e gastronomia.
O resultado final pode ser doce mas trata-se de um trabalho árduo por parte das tradicionais “cobrideiras”, nome pelo qual são conhecidas as artesãs que fazem o trabalho de cobertura da amêndoa.