Partilha Jorge Rebelo de Almeida, presidente do grupo Vila Galé, com os jornalistas, na inauguração do Nep Kids, um dos novos hotéis do grupo, no final de julho, que sempre tinha tido o desejo de ter um hotel no campo. E o desejo concretizou-se em 2001 com a abertura do então Vila Galé Clube de Campo.
Além de ser um hotel rural, o espaço sempre teve mais do que uma valência ou não estivesse numa herdade, em Albernoa, com 1.620 hectares. Aqui começaram a produzir vinho e azeite com a marca Santa Vitória e passados mais de 20 anos, a herdade é muito mais do que isso. Neste momento têm em produção 400 hectares de olival, 130 de vinha, dos quais cinco em modo de produção biológico, e 100 de fruta.
“O que distingue este hotel é o facto de estar numa propriedade agrícola à séria, não é um hotel só para turista ver”, afirma Jorge Rebelo de Almeida.
Ao longo dos anos o Clube de Campo foi ganhando uma quinta pedagógica, uma adega, um lagar e foi crescendo na oferta de enoturismo. Considerado um agroturismo amigo das famílias, o grupo decidiu avançar com duas novas unidades hoteleiras. Afinal, espaço não falta.
Desta forma, o Clube de Campo renasce em 2023 como Alentejo Vineyards & Olive. Mais vocacionado para experiências gastronómicas, enoturismo e olivoturismo, onde não faltam as experiências de vindima ou apanha da azeitona, visitas à adega e ao lagar, provas de vinhos e azeites, jantares vínicos, workshops de gastronomia regional ou cursos de formação nas áreas do vinho e do azeite. Em resumo: um lugar para quem privilegia o contacto com a natureza, uma vez que complementa com outras atividades como passeios de charrete pela herdade, bicicleta, balonismo, etc.
Apesar deste hotel também ser um bom plano para famílias, há agora o Vila Galé Nep Kids, mais focado nas crianças. A pensar nos casais, o Vila Galé Monte do Vilar acaba por ser um refúgio em pleno Alentejo. No entanto, está disponível para hóspedes a partir dos 16 anos.
“O ideal deste espaço são casais, para namorar, relaxar. Temos um espaço de massagens, uma série de atividades. Por exemplo, o balão sai mesmo aqui ao lado do hotel. Temos uma parceria de muitos anos com a Emotion e as partidas acontecem às 6h da manhã. É um passeio romântico”, explica Porfírio Perdigão, Diretor de Operações Vila Galé Alentejo.
Porfírio Perdigão explica ainda que este local também tem potencial para funcionar em eventos de empresa e não só, algo que já aconteceu desde a abertura, no passado dia 1 de abril. “Já tivemos aqui um grupo que veio de manhã, que trabalhou um pouco, à tarde aproveitou a piscina e à noite organizámos um jantar”. O Monte do Vilar tem duas salas de reuniões, com capacidade para 70 pessoas (lugares sentados), número que pode subir se for jantar volante, por exemplo.
Outra opção é a reserva inteira do hotel para um grupo. O Monte do Vilar é uma unidade pequena, com 12 quartos (oito standard e quatro suites) e conta ainda com um restaurante e bar com a marca Inevitável.
Antes de chegar a essa propriedade podemos passar pelo Vila Galé Nep Kids, aquele que os responsáveis do grupo consideram como “o paraíso das crianças”. E consequentemente dos pais.
“No dia da inauguração perguntámos a uma criança, numa escala de zero a dez quanto é dava. Ele respondeu: 1000!”, partilha Jorge Rebelo de Almeida, presidente da Vila Galé. A razão não é para menos. De acordo com o responsável, este é considerado o primeiro hotel totalmente pensado nas necessidades das crianças e não apenas das famílias, como explicámos aqui. “O nosso objetivo é mesmo deslumbrar as crianças”, afirma.
Com 80 quartos, a unidade é um verdadeiro parque de diversões com parque aquático com piscinas exteriores e escorregas, carrossel, trampolins, Clube Nep com brinquedoteca, parede de escalada, sala de cinema, pista de condução, apontamentos museológicos e spa infantil. "A criança quando dá a primeira volta ao hotel não vai conseguir ver tudo o que tem, precisa de dar a volta umas três vezes", enfatiza.
Mas o que destaca essencialmente estes conceitos é o facto de se complementarem entre si. “O que se pretende nesta herdade é ter uma experiência global”, explica Porfírio Perdigão que acrescenta que “um casal que esteja hospedado no Nep pode ir fazer uma prova de vinhos [no Alentejo Vineyards & Olive]. Deixa o filho com os animadores, que tem uma pulseira e está identificado o número do quarto, o número do pai ou da mãe, e os pais podem ir até fazer uma massagem [ao Monte do Vilar].
Ou seja, quem escolhe uma destas unidades, tem a liberdade para circular dentro da herdade, pelas diversas valências.
“Eu sempre tive a ideia de ter um hotel no meio do campo”. Recordamos as palavras de Jorge Rebelo de Almeida. Mas a verdade é que já são três.
O SAPO Viagens visitou o empreendimento turístico a convite do grupo Vila Galé.
Comentários