É que mesmo não sendo mais uma novidade, ela mantém-se firme entre aqueles que mais me inspiram — o seu buffet de pequeno-almoço, por exemplo, que contempla entre outras coisas uma grande mesa coberta por um voile, continua a fazer-me parar, por um breve instante, para apreciar o panorama. Isso e o perfume no ar a jasmim branco, marca distintiva da casa desde sempre (o segredo está nas velas, da marca portuguesa Castebel). São detalhes como estes — onde incluo ainda a roupa de cama bordada, os amenities da Bulgari ou os colchões da DUX Hotel — que me fazem querer voltar.

Numa propriedade de 450 hectares, sendo 33 deles só de vinhas, seria natural pensar que o pico de dormidas tivesse lugar na primavera-verão. Errado, a maioria vem a partir do outono, atraída pela ideia de desfrutar das lareiras acesas e de comodidades como o chão de tijoleira dos quartos (não mais do que sete duplos, duas suítes e uma suíte júnior) aquecido a 20 graus. A decoração em tons de branco, num registo campestre com bastantes apontamentos contemporâneos (nota-se uma predileção por designers como Philippe Starck) conjugados com peças de traça alentejana, não mudou praticamente nos últimos anos, mas a cada nova temporada os proprietários insistem em surpreender — seja porque acrescentaram uma segunda piscina, que permite a divisão natural entre adultos sem crianças e famílias, seja porque passaram a dispor de uma loja de vinhos na adega, onde é possível encontrar alguns topos de gama aqui produzidos e que já são difíceis de arranjar no mercado, ou por terem mudado o décor do seu restaurante (o consultor gastronómico é o alemão Joachim Koerper, do restaurante Eleven, em Lisboa).

Outra coisa que me cativa, por mais que o vinho seja uma importante base do negócio, é o tratamento familiar e que na sua oferta se inclua também spa, coudelaria, adega, vinha, olival, montado e até uma linha de água. É a garantia de que, querendo, nunca vai faltar o que ver e fazer.

Por João Miguel Simões, texto e foto (follow me on Instagram @jmigsimoes)

Herdade da Malhadinha Nova Country House & Spa

Portugal, Albernôa-Beja. Quarto duplo a partir de 250 euros por noite com pequeno-almoço

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.