A Holidu, realizou um estudo para revelar os países europeus mais obcecados pelo Natal, analisando as pesquisas efetuadas no Google ao longo do ano. Foram consideradas palavras-chave relacionadas com o Natal, tais como Natal, Árvores de Natal, Canções de Natal, Mercados de Natal e Presépio.

os países mais obcecados pelo Natal
créditos: Holidu

Apenas foram considerados os países com uma população superior a 5 milhões de habitantes, tanto entre os estados-membros da União Europeia como entre os estados não-membros da Europa Ocidental. Nos países com várias línguas faladas, foram tidas em
conta as línguas principais. O volume total de pesquisas relativamente à população resultou na classificação final. Os dados foram recolhidos no final de novembro de 2023.

Estes dados revelarão os países onde a alegria festiva está verdadeiramente no seu auge.

E Portugal? É um dos países que mais gostam do natal?

Portugal é o nono país mais fanático pelo Natal. Com 79.300 pesquisas é um dos países mais aficionados por esta época natalícia e todas as ruas o demonstram. Basta um simples passeio pelo Chiado ou pela avenida dos Aliados e percebemos o quanto adoramos o natal e toda a sua magia. As casas decoradas, os presépios e a missa da meia-noite contribuem para a riqueza cultural da celebração, tornando-a um momento de convívio e de partilha de tradições.

Facto engraçado sobre o Natal em Portugal: Na cidade de Braga não há Natal sem Bananeiro. Esta tradição começou há cerca de 40 anos, quando os comerciantes da Rua do Souto decidiram reunir-se à porta da Casa das Bananas, ao final da tarde do dia 24 de dezembro, visando desejar “boas festas” a conhecidos e desconhecidos, acompanhados de um cálice de vinho moscatel e uma banana. Hoje em dia este ritual é cumprido por milhares de pessoas.