com o apoio MEO
O MEO Energia ajuda-o a poupar. Simule aqui
 

Dia 1

Para descansar
  • Aldeia da Pena
    A norte de São Pedro do Sul, num profundo vale da serra da Gralheira, surge um aglomerado de casas de pedra tradicionais onde o microclima originado pela estreiteza do vale fez com que estas se cobrissem de uma vegetação extraordinária, a lembrar histórias de mundos secretos encantados - se há lugar em Portugal que podemos chamar de mágico, é a Aldeia da Pena. Aninhada no fundo do vale, a aldeia confunde-se com o cenário da Natureza que a envolve. Os carros não entram na aldeia.
  • Aldeia do Piódão
    Inserida na Área de Paisagem Protegida da Serra do Açor, no Concelho de Arganil, Piódão, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, é vencedora das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Aldeias Remotas e Património Nacional desde 1978. Piódão é para conhecer na essência e não de passagem. Distingue-se pela unidade e singularidade da arquitetura em xisto - a maioria das casas em Piódão foram preservadas de acordo com as suas origens, com piso em pedra, paredes em xisto e vigas de madeira – e pelo cenário de rara beleza natural que a envolve. Aqui viaja-se no tempo até ao passado: pelas estreitas ruelas e escadarias em xisto, pelo modo de vida marcado pelas tradições que se mantêm, pelos irresistíveis sabores da chanfana, do cabrito assado, do bucho e da broa de batata que ainda se pode saborear. É uma das aldeias mais bonitas e idílicas de Portugal, fazendo justiça ao seu reconhecimento nacional e internacional. Também conhecida como Aldeia Presépio, se a vir à noite, com as luzinhas a dançarem na escuridão da serra, então arrisca-se a jurar-lhe amor eterno.
 

Dia 2

Para descansar
  • Serra da Estrela

    Muito mais do que um local para esquiar, com uma altitude máxima de 1993 metros, a Serra da Estrela é uma zona de rara beleza paisagística com desníveis montanhosos onde se pode viver intensamente o silêncio das alturas em comunhão com a natureza e observá-la: vegetação, água e praias fuviais - três rios nascem na Serra da Estrela: o Rio Mondego, o Rio Zêzere e o Rio Alva - aves ou rebanhos de ovelhas guiados por cães da raça a que a Serra deu nome.

    O queijo da Serra da Estrela produzido na região, é considerado o ex-libris da zona, que também possui uma raça de cães de guarda, o cão da Serra da Estrela, parente do São Bernardo. O cão e o queijo estão ligados através do pastoreio da ovelha bordalesa típica da Serra.

    Reconhecida a 10 de julho de 2020 como Geopark Mundial pela UNESCO, a neve, a fauna e ora extraordinárias, as proporções imensas da envolvente da Serra e a riqueza humana, histórica, cultural e gastronómica, fazem desta região uma das mais surpreendentes de Portugal.

    Destacamos alguns locais da Serra imperdíveis:

    • Penhas da Saúde
    • Vila de Loriga e Praia Fluvial de Loriga
    • Torre da Serra da Estrel
    • Covão dos Conchos
    • Vale do Rossim

    Entre muitas coisas, a região destaca-se por ter sido o primeiro Parque Natural a ser criado em Portugal, em 1976, sendo a maior área protegida do país. Gigantes pedras graníticas habitam a Serra da Estrelas e assumem nomes de personagens de acordo com as formas que as distinguem: a Pedra do Urso, a Cabeça da Velha ou a Cabeça do Faraó.

  • Aldeia de Sortelha
    Por terras da Beira Alta, Sortelha é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal. O granito reveste e sustenta toda a aldeia: as casas, o empedrado das ruas estreitas, as igrejas e as fortes muralhas circulares do castelo do século XVIII, que se estendem pelos declives, envolvendo a aldeia como um anel. O recinto da cidadela no cimo de um penhasco mais elevado, com a torre de menagem quadrada ao centro, oferece uma vista extraordinária para a serra da Malcata com a Serra da Estrela no horizonte.
 

Dia 3

Para descansar
  • Aldeia de Monsanto
    Uma aldeia empoleirada no topo de um monte com 758m de altitude, feito de escarpas com casas no meio de gigantescos penedos de granito, parece existir apenas num mundo de fantasia. Única no mundo, Monsanto vive em harmonia com a natureza: no meio de blocos gigantes de granito e a partir deles, erguem-se pela serra casas com paredes da mesma pedra em perfeita simbiose com o meio envolvente, num equilíbrio único, manifestação de uma existência genuína. Monsanto, uma das doze Aldeias Históricas de Portugal, é um lugar mágico que detém um encanto singular. Monsanto é uma experiência inesquecível para quem a visita.

Veja também

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.