com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais
 

Dia 1

Neste dia visitamos uma aldeia histórica - Marialva - e uma vila medieval - Penedono. Fomos muito bem recebidos e ficamos impressionados com a tão densa história destes locais que desconhecíamos. Voltamos para casa, com o Douro à vista e com imensa vontade de regressar.
Para descansar
  • Aldeia de Marialva
    Uma das doze aldeias históricas de Portugal. A sua história remonta ao século VI a.C e envolve Aravos, Romanos, Godos, Árabes e vários reis portugueses, tendo sido uma das mais importantes praças de guerra portuguesa. Da sua história persistem atualmente vários marcos, dos quais se destacam o bonito castelo de Marialva. Para conhecer esta pequena aldeia, tão pitoresca e com tanta história, aconselhamos o trilho PR1 MED. Trata-se de um percurso fácil, circular, com cerca de 3,8 km. Permite, em cerca de uma hora, conhecer os pontos mais emblemáticos de Marialva, tendo em cada parte do trilho diferentes visões sobre esta bonita aldeia (localização: 40.9145,-7.2321). Se pretenderem estender a vossa visita pelo interior de Portugal e conhecer outras localidades, podem percorrer o trilho PR2 MED. É um trilho mais difícil, extenso (com 24,2 km), também circular e que passa por mais duas aldeias: Mêda e Longroiva (localização: 40.9146,-7.23222).
  • Vila de Penedono
    Da Guarda passamos para o concelho vizinho - Viseu. E de uma aldeia passamos para uma vila muito bem preservada - Penedono. Dizem que é uma das mais belas vilas de Portugal e nós não podíamos concordar mais. No centro da vila destaca-se o seu imponente castelo medieval, que merece, sem dúvida, a visita e a subida até ao seu topo (a quase mil metros de altitude) para apreciar a paisagem. Outro ponto de destaque são as casas da vila, construídas em granito, e muito bem preservadas. No concelho podem ainda visitar o Centro de Interpretação de Penedono, o Menir de Penedono, o Dólmen da Capela de Nossa Senhora do Monte, o Miradouro de Santa Luzia, a Torre do Relógio de Souto, entre outros pontos de interesse.
  • Miradouro de São Salvador do Mundo
    Se tiverem mais dias disponíveis, uma opção para continuar este roteiro é percorrer a rota das aldeias históricas e conhecer as outras onze aldeias. Outra opção (aquela pela qual nós optamos tendo em conta que visitamos esta região em apenas um dia) é seguir de Penedono até São João da Pesqueira. Mais propriamente até ao Miradouro de São Salvador do Mundo, que oferece uma romântica vista sobre o rio Douro.
  • Estrada nacional 222
    De São João da Pesqueira seguimos até ao Peso da Régua pela nacional 222 que já foi eleita a estrada mais bonita do mundo. Foi o troço de 27 km desta estrada que une o Pinhão à Régua que lhe deu este título e que nos deixou deslumbrados. Conduzir, com o rio Douro e os seus verdejantes socalcos como pano de fundo, é uma experiência verdadeiramente inesquecível!

Veja também

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.