com o apoio MEO
Veja as melhores ofertas de telecomunicações aqui
 

Dia 1

Para descansar
  • Alugar uma bicicleta
    Esposende é uma cidade “costeira”, na medida em que se desenvolve na margem do Rio Cávado e muito próxima do mar. Dotada de uma extensa rede de ciclovias, o primeiro passo após deixar as malas é ir alugar uma bicicleta para estes 3 dias em Esposende. Poderão fazê-lo por exemplo na Propedal, que fica na Avenida Dr. Henrique Barros Lima, mesmo no centro da cidade. A Propedal aluga bicicletas de várias marcas, desde as mais simples a adaptadas a trilhos de montanha, em esquema horário, diário ou semanal, organizando também passeios guiados a partir de grupos de 4 pessoas.
  • Passear pela Ecovia
    Começa por conhecer Esposende “em grande” (como se costuma dizer) – o que significa pedalar pela marginal de Esposende, mais concretamente pelos seus passadiços e paredão completamente adaptado a este propósito. Passear pela Ecovia é a melhor forma de captar o bom aproveitamento da região face às condições naturais que lhe são oferecidas. O projeto foi desenhado com vista à conservação dos habitats, criando-se um corredor ecológico entre a parte urbana, agrícola e cadeia de dunas. A Ecovia do Litoral Norte estende-se ao longo de 37Kms entre os concelhos de Esposende, Viana do Castelo e Caminha. Diariamente, e ao longo de todo o dia, não é raro encontrar quem se passeie pelo paredão, sozinho ou acompanhado, a pé ou de bicicleta. São também muitos os peregrinos que cruzam esta calçada a caminho de Santiago de Compostela, sendo Esposende um dos pontos de descanso mais requisitados ao longo do percurso.
  • Conhecer a cidade pelo percurso dos Mareantes
    Este percurso pela cidade de Esposende tem 6Kms de extensão e faz-se em cerca de 2 horas. Inicia-se junto à Estátua de D. Sebastião, passando por vários pontos de interesse: Capela do Senhor dos Aflitos, Teatro Club/ Museu Municipal de Esposende, Pelourinho, Capela dos Mareantes, Igreja da Misericórdia e Paços do Concelho, Igreja Matriz, Capela de S. João Baptista e Cruzeiro, Hospital Valentim Ribeiro, Forte de S. João Baptista e Farol de Esposende, Estação dos Socorros a Náufragos/ Museu Marítimo, Monumento ao Homem do Mar e Piscinas da Foz do Cávado.
 

Dia 2

Para descansar
  • Visitar os Moinhos na Praia de Apúlia
    Não há visita a Apúlia sem passar pelos célebres moinhos, um conjunto de 4 edifícios cilíndricos de tipo em cone, super “instagrammáveis” e alinhados sobre a praia de mesmo nome. Estes moinhos de vento construídos em granito e xisto, hoje em dia convertidos em habitações de verão, marcam de forma a paisagem de forma icónica, tornando esta praia uma das mais visitadas e fotografadas de toda a zona norte. Rica em iodo, o extenso areal é sobretudo frequentado no verão, tendo contudo em termos históricos sido um importante ponto de troca de mercadorias desde a época dos romanos.
  • Mergulho na Piscina Municipal
    Numa cidade que junta rio e mar, não há como começar o dia sem experimentar as piscinas da Foz do Cávado. Este complexo de piscinas municipais faz as delícias de miúdos e graúdos: do lado de dentro, três piscinas interiores de água aquecida convidam às aulas de hidroginástica, a umas simples braçadas ou a umas brincadeiras no meio das ondas – sim, porque esta é uma piscina interior com sistema de criação de ondas! No exterior, duas piscinas encontram-se totalmente voltadas para o rio, sendo parcialmente constituídas por água salgada. Do complexo fazem também parte um ginásio, café e espaço-saúde.
 

Dia 3

Para descansar
  • Passeio de barco
    Passeio de pela ria, ao sabor das águas que ondulam a barca da ProRiver – um projeto do canoísta Belmiro Penetra, que em tempos fez o Caminho de Santiago parte em kayak, parte a pé. Esta barca (motorizada) nasce do seu sonho de construir uma réplica das barcas medievais originais que faziam a travessia dos carros entre Esposende e Fão. A ProRiver é uma empresa especializada em atividades náuticas, tendo kayaks (também para descidas nocturnas do rio!), aulas de SUP Yoga (yoga em cima de uma prancha de paddel), aulas de surf e paddle surf. A  barca pode ainda ser alugada para eventos privados e super agradáveis como almoços de equipa com comidas tradicionais e vinhos da região, sunsets e despedidas de solteiro.
  • Aula de Kite-Surf
    Não podemos deixar Esposende sem testar uma das suas atividades principais, o Kite-Surf, e para esta actividade escolhemos a KookProof . Com instalações também na cidade de Esposende, junto à lota de pesca, um dos pontos mais importantes é vestir de forma adequada. Devidamente equipados contra o frio, seguem-se as devidas instruções com treino de noções básicas de como manobrar o “Kite” (uma espécie de tela de tecido preso por cordas e que vai fazer a resistência contra o vento) antes de se entrar dentro de água. A Kook Proof organiza aulas individuais ou de grupo, assim como outras actividades como yoga, SUP, surf e BTT.

Veja também

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.