Dia 1

Vir para o interior de Portugal é sentir na primeira pessoa a história de Portugal, é respirar o ar puro e ver locais de nos fazer sonhar! O Moinho do Maneio é um destes lugares.
Para descansar
  • Moinho do Maneio

    Esta "mini aldeia de xisto" fica situada a 8 km de Penamacor, banhada pelo Rio Bazágueda. Quase na fronteira com Espanha é possível dormir em pleno sossego e desfrutar de uma noite estrelada na famosa Bolha.

    O Moinho do Maneio tem à vossa disposição duas casas totalmente equipadas (a Casa do Alecrim e a Casa da Pipa) com capacidade para quatro pessoas, três quartos com capacidades para duas pessoas (Quarto do Amieiro, Quarto do Trigo e Quarto dos Gambozinos) e, claro, a Bolha que tem capacidade para 2 pessoas.

    Mas não são só os pormenores dos quartos e das casas que te vão fazer ficar rendido a este local. Aqui é possível conviver de perto com estes 9 amiguinhos: a Janota, a Julieta, o Jericó e o Micas são quatro burburinhos muito simpáticos que querem é brincadeira e festas; a Bery, a Mimosa, a Rambóia e o Júnior são quatro cães que adoram miminhos e que lhes dês biscoitos; a Malcata é uma super gata, uma autêntica lady. Se os adultos os adoram, nem quero imaginar as crianças.

    Pode tirar um dia para aproveitar o rio que passa por aqui. Ao longo da margem estão espalhadas várias camas e redes para que possas relaxar a ouvir a natureza, ler um livro ou simplesmente dormir uma sesta. Para aqueles que são mais inquietos, têm à sua disposição uma canoa, um barco, bicicletas e um trampolim para deliciar os mais pequenos.

    Quem não anseia por uma massagem de nos fazer adormecer, à beira rio, a ouvir apenas a água a correr e os pássaros a cantar? Bem me parecia que todos queríamos uma experiência destas.

    Veja mais sugestões de lugares de sonho aqui

 

Dia 2

À descoberta de das águas cristalinas que ninguém conhece.
Para descansar
  • Cascatas do Louriçal do Campo / Casal da Serra
    Este local ainda pouco conhecido é um pequeno paraíso de piscinas naturais criadas pela natureza. Localização: 40.051708, -7.530658
  • Castelo Novo
    Da praia fluvial à vista magnífica do Castelo. O melhor é chegar, estacionar o carro na Praia Fluvial e subir pelas famosas ruas de granito até ao Castelo, à vinda aproveita e dá um mergulho nas águas cristalinas da Praia Fluvial. Aqui podes deliciar-te com as melhores bifadas da região: as bifanas gigantes do Restaurante o Lagarto.
 

Dia 3

Pelas aldeias cheias de histórias e memórias para desvendar.
Para descansar
  • Monsanto
    Este local foi habitado pelos bárbaros mas contém vestígios da passagem visigótica e árabe. Em 1938, ganhou o título de "Aldeia mais portuguesa de Portugal”com a atribuição do Galo de Prata, cuja réplica permanece até hoje no cimo da Torre do Relógio. Vai até lá e fala com os locais, eles melhor que ninguém vão saber explicar-te a famosa história deste Galo de Prata. Mas não te vás embora sem levar contigo a famosa Marafona de Monsanto. São utilizadas para comemorar a fertilidade e a felicidade conjugal. Um género de amuleto da sorte para o casal. Se te apetecer os famosos petiscos da Beira Baixa vai até ao Petiscos e Granitos e delicia-te com as iguarias da região a olhar para a paisagem beirã.
  • Idanha-a-Velha
    Idanha-a-Velha é para mim um autêntico museu a céu aberto. Aqui só tens de percorrer as pequenas ruas e ser recebido com autênticos sorrisos pelos seus habitantes.
  • Penha Garcia
    Mergulhar nas águas que protegem fósseis com mais de 500 milhões de anos. Aqui é possível fazer um dois em um: percorrer o vale profundo onde é possível observar fósseis a céu aberto e os moinhos. O trilho tem cerca de 3km e é possível observar fósseis raros e dos melhores do mundo. Se preferes descanso em vez de andar, dá um salto à praia fluvial de Penha Garcia e refresca-te.

Veja também