O Dark Sky Alqueva, que integra os municípios de Reguengos de Monsaraz, Portel, Alandroal, Mourão, Moura e Barrancos, foi o primeiro sítio do mundo a ser certificado pela Starlight Foundation como um "Starlight Tourism Destination".
O Observatório oficial do Dark Sky, está localizado na Cumeada, sede do Dark Sky Alqueva, e tem disponíveis telescópios de vanguarda para observação solar e astronómica, que permitem visualizar planetas, crateras da Lua, numa viagem cósmica por entre as nebulosas, galáxias e enxames de estrelas que se erguem acima de um dos melhores céus do mundo.
Além da observação astronómica há várias outras atividades disponíveis como relaxar ao pôr do sol, degustar um cocktail ou fazer uma prova cega de vinhos à luz das estrelas.
A Observação Noturna ocorre de terça a sábado, tendo em conta as fases da lua, o tipo de observação pretendida, as condições meteorológicas e a disponibilidade. A atividade tem um custo de de 20€ por adulto, 10€ por crianças entre os 8 e 12 anos, menores de 8 anos não pagam.
Além de observar as estrelas, existe também a possibilidade de observação do Sol no Observatório, com recurso a telescópios completamente seguros.
Na Sede e Observatório Oficial do Dark Sky Alqueva pode visitar a exposição permanente de astrofotografia da autoria do astrofotógrafo internacional, Miguel Claro, e visitar o mini-museu, onde poderá tocar num meteorito verdadeiro e ver o autógrafo original do último astronauta a ir à lua. As visitas guiadas estão incluídas nas sessões de observação.
Percorra a galeria e deixe-se apaixonar pelas fotografias noturnas de Miguel Claro.