com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais
 

Dia 1

É possível escolher uma ou duas piscinas termais para conhecer por dia, se estiver a viajar pela ilha de São Miguel. Conheça as opções a seguir e veja quais conseguirá encaixar no seu roteiro.
Para descansar
  • Caldeira Velha
    Parte do Complexo Vulcânico do Fogo e muito próximo da Lagoa do Fogo, o Centro de Interpretação Ambiental da Caldeira Velha é provavelmente a experiência de banhos quentes mais “autêntica” que pode ter em São Miguel. As nascentes termais aqui estão no meio de rochas e rodeadas de uma vegetação exuberante, o que lhe dá um carácter único. A cascata termal ao fundo do parque é a principal atração, mas a água mais quente está nas piscinas mais pequenas.
  • Termas das Caldeiras
    Estas pequenas piscinas termais estão situadas perto da cidade da Ribeira Grande e foram recentemente renovadas. A piscina exterior está acessível para todos mas para ter acesso às piscinas interiores é necessário marcar um tratamento ou massagem.
 

Dia 2

Independentemente dos banhos termais que escolha, há alguns cuidados a ter em conta. As águas termais vindas de nascentes naturais em São Miguel têm um elevado conteúdo em ferro e em outros minerais - daí a cor alaranjada - e podem manchar jóias, fatos de banho, biquínis ou calções de banho permanentemente. É aconselhável não trazer colares, brincos ou anéis para os banhos e usar roupa de banho mais escura, se possível mais velha. Mais importante ainda, evite beber a água das piscinas. Fumar, comer ou beber, ou usar champô ou sabão no espaço de qualquer piscina termal é também estritamente proibido.
Para descansar
  • Poça Dona Beija
    A Poça Dona Beija é um conjunto de cinco piscinas ao ar livre, com a água a diferentes temperaturas (entre 25 a 39 graus), é das atrações mais concorridas em São Miguel e percebe-se porquê. Não há melhor plano que descomprimir nestas piscinas rodeados de uma vegetação verdejante, particularmente se o dia estiver mais nublado ou chuvoso. Um verdadeiro spa natural.
  • Termas da Ferraria
    No extremo oeste da ilha, as termas da Ferraria estão numa paisagem privilegiada, enclausuradas entre enormes falésias e o oceano Atlântico. Há um complexo de piscinas e spa (pago) mas a verdadeira atração está no mar, que é aquecido por nascentes termais submarinas. Nestas termas completamente gratuitas, a temperatura da água pode atingir os 30 graus, especialmente quando a maré está baixa.
 

Dia 3

Há muito para ver e fazer por entre tantas paisagens incríveis, mas uma das experiências únicas são os banhos quentes em nascentes e piscinas termais. Uma viagem a São Miguel não está completa sem se experimentar pelo menos uma destas piscinas.
Para descansar
  • Piscina do Parque Terra Nostra
    O Parque Terra Nostra começou por ser uma colecção privada de plantas de todo o mundo e gradualmente se tornou num esplêndido oásis na ilha de São Miguel. Dedique uma ou duas horas a visitar este parque, que até tem roteiros específicos para cada altura do ano. Além da impressionante coleção de flores, árvores e arbustos, os banhos quentes na piscina termal principal (a maior da ilha) são das experiências mais relaxantes nos Açores. As águas vulcânicas aqui podem chegar aos 39 graus.
  • Furnas Boutique Hotel
    Ainda no vale das Furnas, mas para quem não se importa de pagar mais para ter uma experiência termal mais exclusiva, o Furnas Boutique Hotel é a opção ideal. Oferecendo o leque de tratamentos de spa mais completo da ilha, o hotel tem uma nascente termal privada com água enriquecida em ferro e outros minerais.

Veja também

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.