com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais
 

Dia 1

Dornes localiza-se em Ferreira do Zêzere, no distrito de Santarém, a aproximadamente 30 quilómetros de Tomar. É uma península banhada pelo rio Zêzere e terá servido de ponto estratégico militar. Visitar os pontos turísticos de Dornes não levará mais do que duas horas. Sim, é verdade. Mas não se deixem desalentar pelo seu tamanho. Poderíamos estar uma vida a contemplar aquelas paisagens!
Para descansar
  • Torre Pentagonal de Dornes
    A Torre Pentagonal é o elemento que mais se destaca em Dornes. Considerado um monumento excepcional da arquitectura medieval portuguesa, a sua origem está envolta em algum mistério. A Torre de planta pentagonal terá sido mandada construir por Gualdim Pais, Grão Mestre da Ordem dos Templários. Já no século XII foi utilizada pelos Templários, como atalaia defensiva. É considerada a primeira do género em Portugal. Dada a sua localização junto à Igreja Matriz de Dornes, foi posteriormente adaptada a torre sineira.
  • Igreja da Nossa Senhora do Pranto
    Também designada de Igreja Matriz de Dornes, encontra-se no topo da península junto à torre pentagonal. Conta com uma vista soberba para a albufeira da barragem de Castelo de Bode. Nela é venerada a imagem de Nossa Senhora do Pranto, à qual a lenda atribui milagres e que inspira a realização de Círios seculares vindos de vários pontos do país. Segundo reza a lenda, a Igreja terá sido fundada pela Rainha Santa Isabel no século XIII, e foi reedificada e ampliada a mando do comendador-mor de Dornes, D. Gonçalo de Sousa.
  • Centro histórico de Dornes
    Uma óptima sugestão é perder-se pelas ruelas estreitas da povoação. Em pouco tempo conhecerá Dornes como a palma da sua mão! Atente ao pormenor das casas de dimensões e cores homogéneas onde, nitidamente, o branco é a cor predominante.
  • Capela de Santo António de Dornes
    Localizada junto à escadaria que dá acesso à Igreja Matriz, encontramos a Capela de Santo António. Trata-se de um edifício remodelado, cuja fachada principal é constituída pela entrada que dá acesso ao interior do pequeno (mas arranjadinho) templo.
  • Praia Fluvial e marina de Dornes
    No tempo de maior calor, nada como se refrescar e mergulhar na praia fluvial de Dornes. Localiza-se na parte mais baixa da povoação e é onde também se encontra a marina e o cais. É possível ali alugar uma canoa, uma gaivota ou fazer um passeio turístico nesta zona tão bonita!

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.