Situada no concelho de Mirandela, uma aldeia pitoresca, entre vales verdejantes e montes. Quando virem uma casa amarela, com letras azuis, genuinamente portuguesa e que resistiu aos anos, chegaram ao Romeu. Esta aldeia fica a 20 minutos de Mirandela (12km), a viagem pode ser feita pela A4 ou pela N15 - pela estrada nacional é mais bonita em termos paisagísticos. Por: Lago Was There - https://lagowasthere.wordpress.com/
Em Jerusalém do Romeu vão encontrar casas bem conservadas. Vale a pena passear pela aldeia e admirar as fachadas das casa. Durante este passeio, vão encontrar a igreja e o pelourinho que também merecem ser admirados.
Romeu também é conhecido como a "aldeia das rosas". É impossível falar desta freguesia sem falar desta família, para entenderem melhor, vamos recuar 145 anos. Em 1874, Clemente Menéres chega ao Romeu para comprar sobreiros e cria uma propriedade, a Quinta do Romeu, refaz vinhas e alarga os olivais existentes. Cria uma escola primária e devido à sua influência consegue que o comboio passe pelo Romeu em 1905.
Depois da sua morte, as gerações seguintes continuaram o seu trabalho de benfeitores da região, José Menéres, filho de Clemente Menéres, criou a Casa do Povo com consultório médico, farmácia e biblioteca. Sucede-lhe o seu irmão, Manoel Menéres que contribuiu para o melhoramento das condições de vida das populações de Vale de Couço, Vila Verdinho e Romeu, construção de uma creche, um jardim de infância, o Museu das Curiosidades e transformação da antiga estalagem Maria Rita num restaurante. Esta família no passado criou postos de trabalho e no presente continua a fazê-lo, o que é muito importante no que diz respeito à fixação das famílias em Trás-os-Montes.