com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais
 

Dia 1

Visitar esta aldeia é como fazer uma viagem no tempo porque é uma das aldeias que melhor conservou o seu património. Apesar da baixa população, toda ela é especial e vai receber qualquer visitante de braços abertos, porque quem faz os sítios também são as pessoas.
Para descansar
  • Jerusalém de Romeu

    Em Jerusalém do Romeu vão encontrar casas bem conservadas. Vale a pena passear pela aldeia e admirar as fachadas das casa. Durante este passeio, vão encontrar a igreja e o pelourinho que também merecem ser admirados.

    Romeu também é conhecido como a "aldeia das rosas". É impossível falar desta freguesia sem falar desta família, para entenderem melhor, vamos recuar 145 anos. Em 1874, Clemente Menéres chega ao Romeu para comprar sobreiros e cria uma propriedade, a Quinta do Romeu, refaz vinhas e alarga os olivais existentes. Cria uma escola primária e devido à sua influência consegue que o comboio passe pelo Romeu em 1905.

    Depois da sua morte, as gerações seguintes continuaram o seu trabalho de benfeitores da região, José Menéres, filho de Clemente Menéres, criou a Casa do Povo com consultório médico, farmácia e biblioteca. Sucede-lhe o seu irmão, Manoel Menéres que contribuiu para o melhoramento das condições de vida das populações de Vale de Couço, Vila Verdinho e Romeu, construção de uma creche, um jardim de infância, o Museu das Curiosidades e transformação da antiga estalagem Maria Rita num restaurante. Esta família no passado criou postos de trabalho e no presente continua a fazê-lo, o que é muito importante no que diz respeito à fixação das famílias em Trás-os-Montes.

    Saiba mais sobre esta aldeia aqui

  • Restaurante Maria Rita
    O Restaurante Maria Rita confeciona uma lista selecionada de receitas de família e usa os produtos da quinta, o prato mais famoso é o Bacalhau à Romeu, que recebeu a distinção de uma das 7 Maravilhas à Mesa. Quem quiser almoçar ou jantar neste restaurante, deixo a sugestão: para começar bolinhos de bacalhau e tostadinho de azeite, não deixem de provar o azeite do Romeu que faz parte do couvert pois é um azeite DOP biológico. De seguida, a especialidade da casa, Bacalhau à Romeu harmonizado com um vinho branco Quinta do Romeu. Para finalizar, mousse de chocolate preto com azeite.
  • Museu das Curiosidades
    Vão encontrar objetos curiosos relacionados com a vida rural do final do séc. XIX e início do séc. XX. Entre eles, destacam-se caixas de música, máquinas fotográficas, máquinas de projeção de cinema (eram exibidos filmes na Casa do Povo) e automóveis (até um antigo carro dos bombeiros).
  • Monte de Nossa Senhora de Jerusalém do Romeu
    Subam ao Monte de Nossa Senhora de Jerusalém do Romeu. Fica logo no início da aldeia, quando virem a Nossa Senhora de Jerusalém do Romeu esculpida numa pedra, é só seguir esse caminho e as cruzes até chegar ao Santuário. Ao chegar vão encontrar um templo dedicado a Nossa Senhora de Jerusalém do Romeu, construído a pedido de uma pastora a quem a santa apareceu.

Veja também

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.