Viana do Castelo: uma boa cidade para descobrir as tradições do Minho e apreciar belas vistas de mar e de rio do alto do Santuário de Santa Luzia. Descubra aqui o nosso roteiro de Viana do Castelo.

Braga: a cidade dos arcebispos tem muito para oferecer e o centro pode ser explorado num dia. Comece o percurso pela Sé Catedral. Veja mais no nosso roteiro de Braga.

Guimarães: a cidade-berço encanta pela história. Viaje até ao tempo dos reis e rainhas, mas regresse ao presente, descobrindo o lado mais moderno de Guimarães. Veja mais no nosso roteiro.

Bragança: Uma cidade muito antiga e cheia de História. O nome Bragança tem origem em Brigância, que foi como os celtas batizaram a cidade no século II a.C. O castelo é uma visita obrigatória e pode conhecer mais sobre os famosos caretos transmontanos no Museu Ibérico da Máscara e do Traje.

Peso da Régua: Se pretende conhecer o Douro, a cidade da Régua é uma paragem quase obrigatória. Pode aproveitar para descobrir mais sobre a região no Museu do Douro ou experimentar as iguarias do restaurante Castas & Pratos. Veja o nosso especial sobre o Vale do Douro aqui.

Porto: se vem ao Porto com o tempo contado, comece por explorar o centro histórico, que guarda os maiores tesouros da cidade. Sé Catedral, Palácio da Bolsa ou Igreja de São Francisco são pontos obrigatórios, mas há muito mais para descobrir. Veja o nosso especial dedicado ao Porto.

Aveiro: se nunca visitou esta cidade, pode muito bem aproveitar um fim de semana prolongado para o fazer. Uma boa forma de conhecer Aveiro é num passeio de moliceiro pela ria, que dá o apelido de Veneza portuguesa a esta cidade. Outra opção é conhecer a cidade sobre rodas, através da rede de bicicletas gratuitas, disponibilizadas aos turistas. Veja mais informações sobre Aveiro.

Viseu: Já foi muitas vezes considerada com uma das cidades com melhor qualidade de vida em Portugal e na Europa. Com uma história que remonta ao Império Romano, Viseu tem muito para oferecer aos seus visitantes.

Guarda: É a cidade mais alta de Portugal (1056m de altitude) e onde se respira um ar muito puro. Conhecida também por ser a cidade dos 5 F: forte, farta, fria, fiel e formosa. Se está a pensar em ir à Serra da Estrela, faça antes uma paragem para conhecer a cidade da Guarda.

Coimbra: não consegue conhecer todos os recantos de Coimbra num dia, mas consegue, com certeza, captar a essência da cidade dos estudantes. Veja o nosso roteiro de Coimbra.

Peniche: Com muitas praias para descobrir, este é um destino indicado para os amantes do surf. Aprecie a vista do Cabo Carvoeiro, o cabo mais ocidental da costa continental portuguesa a norte do Cabo da Roca. As falésias recortadas, o azul do Atlântico e o arquipélago das Berlengas no horizonte criam um cenário único. Veja mais informações sobre Peniche.

Lisboa: muito procuradas por turistas, as principais atrações de Lisboa podem ser uma dor de cabeça numa visita com pouco tempo. No entanto, existem locais ainda pouco frequentados pelos turistas. Curioso? Veja o nosso roteiro dos locais secretos de Lisboa.

Évora: é a única cidade portuguesa que faz parte da Rede de Cidades Europeias mais Antigas, só por isso já vale uma visita. Percorrer o centro histórico de Évora é ter uma aula de história a céu aberto, que passa por vários períodos, do Império Romano ao Renascimento. Veja mais informações sobre a cidade.

Elvas: Por estar muito próxima da fronteira com Espanha, a cidade tinha uma localização estratégica, tendo sido a cidade mais fortificada da Europa, o que lhe valeu o apelido de "Rainha da Fronteira".

Sines: Terra natal de Vasco da Gama, Sines é hoje uma importante cidade portuária, mas ainda conserva muitos encantos e recantos. É um ponto de partida para explorar o litoral alentejano.

Lagos: Se, noutros tempos, Lagos foi uma das cidades mais importantes durante o período dos Descobrimentos, hoje em dia, é uma das cidades mais conhecidas do Algarve devido ao turismo. Ainda assim, Lagos merece ser descoberta, entre o seu centro histórico pedonal e as belíssimas praias.

Silves: o Algarve não é só praia e Silves prova isso da melhor maneira. Cidade muito antiga, Silves foi habitada desde o Neolítico. Prosperou durante a ocupação muçulmana, passando por várias tentativas até ser, definitivamente, conquistada pelo reino de Portugal em 1249. Um passeio pelo castelo de Silves, considerado o mais belo exemplo da arquitetura militar islâmica em Portugal, não deixa ninguém indiferente. Veja mais informações sobre Silves.

Funchal: Capital da ilha da Madeira, o Funchal oferece tudo que um turista pode pedir: hospitalidade, boa gastronomia, praia, natureza e uma animada vida cultural e noturna.

Ponta Delgada: os Açores estão na moda e atraem cada vez mais turistas. Muito elogiado por estrangeiros, está na hora de serem os portugueses a descobrirem esta joia do Atlântico. Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, pode ser um bom ponto de partida. Veja aqui o nosso roteiro.

Angra do Heroísmo: Localizada na ilha Terceira, Angra do Heroísmo é considerada a capital histórica dos Açores. O centro histórico da cidade é Património Mundial da UNESCO. Além do património edificado, há uma lista extensa de património natural para ser explorada.

Tem mais sugestões de cidades portuguesas para conhecer em breve? Partilhe connosco no espaço de comentários.

- Artigo atualizado a 03-02-2017