Quando nós chegamos ao restaurante, foi-nos recomendado um menu com vinho ao copo para podermos experimentar os diversos sabores do Douro Vinhateiro. Aceitamos o convite e desfrutamos desta nossa experiência.

Começamos por queijo chèvre gratinado, abacaxi com frutos secos e mel do Alto Douro (uma delícia e que só por si justifica uma viagem à Régua). Se até aqui o menu estava delicioso, daqui para a frente o patamar foi subindo ainda mais. Segui-se um prato de bacalhau em crosta de amêndoa e presunto sobre brandade de camarão, acompanhado por Aneto, um vinho branco do Douro. De seguida, leitão confitado com puré de beringela, acompanhado por Quinta do Cidró, um vinho tinto do Douro. De sobremesa, experimentamos a trilogia de citrinos, com mousse de laranja, gelado de tangerina, espuma de toranja, em base de limão, acompanhado por um bom vinho do Porto.

Castas & Pratos
Uma das delícias servidas no Castas & Pratos créditos: Viajar entre Viagens

Esta experiência gastronómica e vinícola foi uma das melhores que tivemos no Douro Vinhateiro. Para além de um menu extremamente cuidado e rico em detalhes do Douro, o espaço do restaurante é soberbo. Edificado nos antigos armazéns da CP (que para além da abreviatura de Caminhos-de-ferro Portugueses, é também de Castas & Pratos), pertencentes à estação da Régua, o restaurante aproveitou o espaço físico disponível para dar aos visitantes uma experiência ímpar, nomeadamente uma pequena esplanada montada num antigo vagão de mercadorias ainda sobre carris. A sua localização faz deste local uma excelente opção para combinar com uma viagem de comboio pela magnífica Linha do Douro, ou num regresso de uma viagem até ao Pinhão.

Para além do restaurante, o Castas & Pratos é também um winebar, com venda de vinhos a copo, para uma bela noite fria no Douro, ou para desfrutar da esplanada, nos dias quentes de Verão. Mas aqui há também uma wineshop, uma garrafeira e loja de vinhos com uma lista extensa de vinhos disponíveis para os apreciadores do líquido de Baco, especialmente da Região Demarcada do Douro.