• Côja, a Princesa do Alva
    Côja, a Princesa do Alva
    Dão-lhe o nome de Princesa do Alva. É adequado porque o rio Alva é o coração de Côja. É o que lhe dá vida e encanto.
 Mas também há a história de um homem com um enorme coração para os mais desfavorecidos, o médico Alberto Valle.
  • O Vietname dos filmes já não existe
    O Vietname dos filmes já não existe
    O Vietname dos filmes já não existe, se é que alguma vez existiu. O povo é muito afável, hospitaleiro, com gente de todas as proveniências e até se nota uma aculturação ao ocidente. Na verdade, também há muitos ocidentais fascinados com o Vietname e
  • Os canastros de Pendilhe
    Os canastros de Pendilhe
    Pendilhe tem uma dezena de espigueiros e um museu que dão a conhecer a cultura e a etnografia de uma região marcadamente agrícola do Alto Paiva.
  • Os milagres de Perafita
    Os milagres de Perafita
    Perafita é santuário de milagres e "terra de judeus". Esta terça-feira, dia 15, vão estar em festa para agradecerem os milagres.
  • No Mekong a comprar caramelos
    No Mekong a comprar caramelos
    O Delta do Mekong é uma das áreas mais fascinantes do Sudoeste Asiático. O rio é o centro de toda a atividade. Por enquanto, traz vitalidade aos arrozais e alimento às populações. Por outro lado, é no rio que se faz o quotidiano de muitas comunidades
  • A bonita e precursora igreja das Águas
    A bonita e precursora igreja das Águas
    Águas é uma pequena aldeia do concelho de Penamacor e o seu nome tem origem nas termas da Fonte Santa. Destaca-se por ter uma igreja do arquiteto Nuno Teotónio Pereira e é um marco na arquitectura religiosa em Portugal.
  • Vietname: Vamos casar em Hanói
    Vietname: Vamos casar em Hanói
    Hanói tem mais influência chinesa do que Saigão. É mais fria, distante, mas tem também os seus encantos e, em comum, o divertido e enervante problema de como se atravessar as passadeiras de peões.
  • Medelim de judeus e dos borrachões
    Medelim de judeus e dos borrachões
    Medelim tem uma rua da Judiaria com muitas histórias e lendas. Está agora a arrancar o projecto para a construção de um Centro de Estudos Judaicos. Medelim é ainda a "Aldeia dos Balcões" e famosa pelos borrachões.
  • Vietname: Como atravessar a rua em Saigão?
    Vietname: Como atravessar a rua em Saigão?
    A cidade chama-se Ho Chi Minh mas Saigão é um nome com mais história e que continua a ser utilizado, mesmo pelos locais. Segunda abordagem: como atravessar a rua, mesmo na passadeira para peões? Esta é uma pergunta feita pela maioria dos turistas qua
  • A Memória de Vila Cova à Coelheira
    A Memória de Vila Cova à Coelheira
    Vila Cova à Coelheira apostou no Centro da Memória Judaica para dar a conhecer uma das facetas desta região de Vila Nova de Paiva e, em particular, da comunidade judaica.
  • O leão de Judá de Trancoso
    O leão de Judá de Trancoso
    Trancoso tem uma nova sinagoga e um dos centros históricos com mais vestígios da presença de judeus. São facilmente visíveis cruzes, datas e símbolos nas ombreiras das portas.
  • O segredo de Belmonte
    O segredo de Belmonte
    É extraordinária a história dos judeus em Belmonte. Vivem aqui há mais de 600 anos e durante mais de metade do tempo praticaram o seu culto religioso de forma secreta, apesar da vigilância e da ameaça da inquisição.
  • O roteiro do contrabando da barriga
    O roteiro do contrabando da barriga
    Luzia Manata foi contrabandista durante 15 anos. Não pertenceu a qualquer organização profissional. Era do chamado contrabando da barriga. Pessoas de poucos recursos que tentavam através do contrabando obter algum dinheiro para ajudar a família no di
  • Eis o Canhão da Nazaré
    Eis o Canhão da Nazaré
    De um lado temos uma das mais típicas praias portuguesas. Do outro lado, talvez, a mais internacional. No meio está o Sítio, o lugar de devoção e romaria e um dos mais impressionantes miradouros da região. Até há uma década, este era um local de visi

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.