Esta é uma aldeia medieval do século XII cujas origens remontam ao tempo dos romanos, existindo ainda por toda a aldeia vários testemunhos desse tempo, razão pela qual é chamada de "museu ao ar livre".

Lá encontrei a hospitalidade de que Portugal tanto se orgulha, uma tranquilidade imensa e uma vontade enorme de me perder nos seus inúmeros recantos. Na estrada que dá acesso à aldeia, é impossível não ver de imediato no topo, erguido de forma imponente, o Castelo de Linhares da Beira. Hoje em dia, Linhares da Beira é também conhecida como a Capital do Parapente, sendo frequentemente procurada por vários adeptos da modalidade devido às excelentes condições que oferece.

Como chegar:

Se vier de Lisboa ou do Porto deverá apanhar a A1 e sair para na saída para a A23 em direção a Abrantes/Torres Novas/Castelo Branco. Já na A23, deverá sair na saída 36 para a A25 em direcção a Aveiro/Guarda Norte. Na A25 saia na saída 26 para a N17 em direção a Gouveia/Celorico. Depois basta seguir as indicações para Linhares da Beira.

O que fazer e visitar em Linhares da Beira:

  • Castelo e Muralhas

O Castelo é o principal cartão de visita de Linhares da Beira. Ergue-se imponente no seu topo, a mais de 800m de altitude, visível ao longe a quem percorre a estrada em direção à aldeia. Data do século XIII, tendo sido reformado por D. Dinis em 1291. É possível aceder ao recinto no interior das muralhas do castelo, por um caminho por cima das rochas que lhe dão acesso. A vista sobre as planícies que rodeiam Linhares é de tirar o fôlego.

Castelo de Linhares
Castelo de Linhares créditos: Maria João Proença (Joland Blog)
  • Antiga Casa da Câmara e Pelourinho

Hoje em dia, a Antiga Casa da Câmara, um edifício histórico de dois pisos, é a sede da Junta de Freguesia. Foi no entanto, em tempos, também usado como cadeia. No seu interior ainda se encontram algumas peças decorativas de interesse histórico. Em frente, encontra-se o Pelourinho, datado de 1500, local onde eram aplicados castigos em praça pública a quem tivesse cometido algum crime.

Guia de Viagem de Linhares da Beira
Antiga Casa da Camara créditos: Aldeias Históricas de Portugal
  • Igreja Matriz de Nossa Sr.ª da Assunção

O edifício da Igreja Matriz data do século XII, tendo no entanto sido alvo de remodelações por ordem de D. João II no século XVI, altura em que foi também dedicado a Nossa Srª da Assunção. No seu interior encontram-se algumas peças valiosas como por exemplo 3 pinturas do mestre português Grão Vasco (Adoração dos magos, Anunciação e Descimento da Cruz).

Guia de Viagem Linhares da Beira
Igreja Matriz créditos: Maria João Proença (Joland Blog)
  • Casa do Judeu

Diz-se que este edifício foi usado em tempos como Judiaria, na altura em que era obrigatória uma separação entre judeus e cristãos. Hoje em dia é conhecido como Casa do Judeu e é um ponto de venda de artesanato.

Guia de Viagem Linhares da Beira
Casa do Judeu créditos: Maria João Proença (Joland Blog)
  • Fonte de Mergulho e Fórum Romano

Antes da construção da Casa da Câmara, era aqui que eram tomadas as principais decisões administrativas, legislativas e judiciais em Linhares da Beira. Está localizado no Largo do Pelourinho e em tempos apresentou uma cobertura de madeira que cobria os homens que ali se reuniam.

Guia de Viagem de Linhares da Beira
Fórum Romano créditos: Aldeias Históricas de Portugal
  • Antiga Hospedaria / Hospital

Este edifício serviu primeiramente como Hospedaria, tendo eventualmente sido transformado em Hospital que prestava serviço aos pobres, peregrinos e qualquer pessoa em necessidade. A casa faz ainda parte de uma lenda que diz que a sua antiga proprietária, D. Lôpa, teria um pacto com o Diabo, daí as gárgulas em forma de Cabra e Diabo nas extremidades da casa.

Guia de Viagem de Linhares da Beira
Antiga Hospedaria e Hospital créditos: Aldeias Históricas de Portugal
  • Calçada Romana

Esta Calçada Romana faz parte do percurso que ligou em tempos Mérida a Braga. Pode ser encontrada junto à antiga Escola Primária da Aldeia.

Guia de Viagem de Linhares da Beira
Calçada Romana créditos: Aldeias Históricas de Portugal
  • Igreja da Misericórdia

Construída algures durante o século XIII e conhecida inicialmente como Igreja de Santo Isidoro, passa a Igreja da Misericórdia em 1576. É um edifício com uma arquitectura bastante interessante, acolhendo no seu interior algumas peças de interesse histórico e artístico como as pinturas religiosas “Adoração” e “Fuga para o Egipto”, da autoria de pintores da Escola de Grão Vasco.

Guia de Viagem de Linhares da Beira
Igreja da Misericórdia créditos: Aldeias Históricas de Portugal

Onde dormir em Linhares da Beira:

  • Hotel Inatel Linhares

O Hotel Inatel Linhares está localizado logo à entrada da aldeia. Está instalado num antigo solar senhorial, oferecendo no seu interior todas as comodidades modernas necessárias a uma estadia confortável. São 26 quartos no total, disponibilizando também uma piscina, bar e campo de ténis.

  • Agroturismo A Fidalga

Este bed & breakfast encontra-se na estrada que dá acesso a Linhares da Beira e oferece 3 quartos, todos com wc privativo e amenities. Assim como uma vista fantástica e um terraço para uns bem merecidos banhos de sol, caso o deseje. Tem uma pontuação de 9.8 no Booking.

Onde comer em Linhares da Beira:

  • Restaurante Cova da Loba

O local ideal para provar alguns pratos típicos da zona, confecionados na perfeição. O espaço é conhecido não só pela qualidade dos seus pratos como também pelo excelente atendimento e pelo seu ambiente que mistura um estilo rústico com um estilo mais sofisticado.

Morada: Largo da Igreja, Linhares | Contacto: +351 271 776 119

Aldeias Históricas mais próximas:

Trancoso - 40 kms

Belmonte - 46 kms

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.