Se, por um lado, existem alguns locais clássicos e já bem conhecidos nesta região, por outro, o Centro de Portugal tem ainda muitas surpresas à espera de serem descobertas. Ao longo deste artigo, vou falar-vos de vários destinos, uns mais conhecidos, outros menos. Mas uma coisa é certa: todos valem a pena!

1. Fragas de São Simão

Talvez desconhecido por muitos, a Aldeia Casal de São Simão e os Passadiços das Fragas de São Simão são dos melhores sítios para visitar na zona Centro de Portugal. A aldeia é simplesmente amorosa, não fosse uma Aldeia do Xisto. Estacionando o carro junto ao início da aldeia, é possível dali partirmos para explorar a aldeia. Este pode também ser o ponto de partida para percorrer os recentes passadiços das Fragas de São Simão ou para visitar a praia Fluvial de São Simão.

Fragas de São Simão
Fragas de São Simão créditos: A Ticket to Take Off

2. Passadiços do Paiva

Os Passadiços do Paiva, que deram origem à febre dos passadiços em Portugal, são uns dos melhores passadiços do país. Preparem-se para um percurso agradável no meio de paisagens verdejantes que nos fazem perceber quão bonito Portugal é! Apesar do percurso ter, no mínimo, 8 km, existem algumas opções mais curtas ou até mais longas, para quem gosta de caminhar.

3. Batalha

É na Batalha que podemos encontrar uma das 7 Maravilhas de Portugal – Mosteiro da Batalha. Apesar de não ter muito para visitar para além do Mosteiro, este é um local na zona Centro de Portugal a não perder.

4. Praia Fluvial do Agroal

A Praia Fluvial do Agroal tem um sabor diferente de todas as praias fluviais que já visitei em Portugal. Parece saída de um postal – talvez por isso apareça tantas vezes no feed do Instagran. A água é geladinha, mas nem isso impede de estar quase sempre à pinha quando a temperatura no exterior é mais agradável.

5. Aldeia de Dornes

Dornes foi considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de aldeias. Como tal, não podia faltar nesta lista dos melhores. A aldeia é muito pequena e rapidamente se visita os seus principais pontos de interesse. O que verdadeiramente surpreende são as vistas para o rio Zêzere. Apesar do rio ser visível de muitos pontos da aldeia (afinal trata-se de uma aldeia ribeirinha), a vista junto à Torre Pentagonal é a melhor.

Dornes
Dornes créditos: A Ticket to Take Off

6. Serra da Lousã

Visitar as Aldeias do Xisto na Serra da Lousã é estar disposto a viajar no tempo. Enquanto algumas das aldeias são bastante populares, outras parece estarem paradas no tempo, permanecendo iguais à forma como foram deixadas anos atrás. Para além do espírito próprio de cada aldeia do xisto, existem vários trilhos disponíveis na região que nos permitem conhecê-la ainda melhor.

7. Miradouro de Fernandaires

Localizada na região da Albufeira de Castelo de Bode, o Miradouro de Fernandaires é um dos melhores miradouros no Centro de Portugal. Com uma subida até ao topo bastante simples e estacionamento "à porta", não há razão para não parar aqui. As vistas são simplesmente soberbas!

Miradouro de Fernandaires
Miradouro de Fernandaires créditos: A Ticket to Take Off

8. Vila de Rei

O concelho de Vila de Rei tem alguns locais que merecem a nossa atenção (como é, por exemplo, o caso da Cascata dos Poios). No entanto, a minha inclusão específica sobre Vila de Rei está relacionada com a visita ao centro geodésico de Portugal.

9. Berlengas

Amantes de Natureza, estão por aí? Este local para visitar no centro de Portugal é para vocês. A ilha das Berlengas é dos locais mais especiais de Portugal. Água transparente quase sem igual na costa portuguesa e uma mão cheia de atividades náuticas disponíveis para os mais aventureiros.

10. Penedo Furado

O Penedo Furado é outro dos locais a visitar em Portugal na zona Centro. Podemos passar aqui umas horas bem agradáveis, ou até um dia inteiro. Tudo depende do que estamos à procura. Para além da praia fluvial do Penedo Furado que chama vários locais durante os dias mais quentes, podemos ainda optar por percorrer os passadiços do Penedo Furado (um agradável passeio para toda a família) ou visitar o Miradouro do Penedo Furado.

Penedo Furado: como visitar a praia fluvial, os passadiços e as cascatas
Penedo Furado créditos: A Ticket to Take Off

11. Nazaré

A Nazaré ficou especialmente conhecida pelas suas ondas gigantes que atraem milhares de surfistas e visitantes todos os anos. Mas há mais na Nazaré para além das ondas gigantes. A gastronomia local à base de peixe, as saias nazarenas ou ainda alguns dos melhores miradouros da costa portuguesa.

12. Cascata da Pedra Ferida

A cascata da Pedra Ferida é uma das mais bonitas em Portugal e uma das minhas preferidas. O acesso é relativamente rápido, apesar do percurso para lá chegar ser de dificuldade moderada. Mas qualquer esforço vale a pena quando chegamos mais perto da cascata!

Cascata da Pedra Ferida
Cascata da Pedra Ferida créditos: A Ticket to Take Off

13. Caldas da Rainha

Quantas vezes já vos passou pela cabeça visitar Caldas da Rainha? Aposto que não muitas. Mas acreditem que Caldas da Rainha, apesar de estar longe de ser uma das maiores cidades portuguesas, é um autêntico tesourinho. Desde o majestoso Parque D. Carlos I ou à Floresta D. Leonor, preparem-se para descobrir o encanto de Caldas da Rainha.

14. Praia Fluvial de Alverangel

A Praia Fluvial de Alverangel é outra das fantásticas praias fluviais na região centro de Portugal. E recomendo especialmente a visita desta durante a golden hour. No entanto, alerto que o acesso à praia é um pouco difícil. O estacionamento é escasso e uma parte do percurso tem de ser feita a pé (uma descida bem íngreme). Mas se há casos em que o esforço compensa, este é um deles.

15. Aveiro

Conhecida habitualmente como a Veneza de Portugal, Aveiro dispensa grandes apresentações. No entanto, para além do habitual e conhecido passeio de moliceiro pelos canais aveirenses, sabem tudo o que podem visitar em Aveiro? Se a resposta é ‘não’ ou ‘não tenho a certeza’, então sugiro uma leitura deste roteiro completo de dois dias para visitar Aveiro. Prometo que existem algumas sugestões que podem não ser tão óbvias, tais como as Salinas de Aveiro, Águeda ou a Pateira de Fermentelos.

16. Miradouro do Cristo Rei

Não, este miradouro do Cristo Rei não é aquele localizado em Almada! Este miradouro do Cristo Rei está inserido na albufeira de Castelo de Bode e tem uma envolvente completamente distinta, mas nem por isso menos bonita. Apesar de não ser possível ir de carro até ao topo (a estrada encontra-se em péssimo estado), o percurso até ao miradouro é relativamente simples de percorrer a pé. São cerca de 1,4 km ida e volta, com uma subida ligeiramente íngreme no início do caminho.

Miradouro do Cristo Rei
Miradouro do Cristo Rei créditos: A Ticket to Take Off

Querem conhecer outros lugares para visitar na região Centro de Portugal? Então, vejam mais no artigo publicado no blogue A Ticket to Take Off.