Depois de Monsanto, Sortelha, Castelo Novo, Piódão e Belmonte, decidi dar um pulo a Idanha-a-Velha para descobrir que segredos e surpresas me guardava. E o que encontrei não desiludiu. Apesar da sua reduzida dimensão, Idanha-a-Velha é uma aldeia encantadora e uma das mais antigas do conjunto das Aldeias Históricas de Portugal. A sua história remonta ao século I a.C., altura em que era conhecida por “Egitânia”. Passou por mãos romanas e muçulmanas até ser reconquistada no século XIII pelos Cristãos. Lá encontrei um ambiente tranquilo, interrompido apenas por alguns turistas que, tal como eu, percorriam as suas ruas de máquina fotográfica em riste, e pelos poucos locais que ainda habitam a aldeia.

Abaixo encontra um Guia de Viagem sobre Idanha-a-Velha com informações sobre como chegar até lá, o que ver, onde dormir e onde comer, para aproveitar ao máximo a sua visita.


Como chegar:

Se vier de Lisboa ou do Porto deverá apanhar a A1 e sair na saída para a A23 em direcção a Abrantes/Torres Novas/Castelo Branco. Já na A23, deverá sair para Alcains/Penamacor e virar à direita para Alcains. Na rotunda deverá apanhar a N18 e seguir as indicações para Idanha-a-Nova e depois Idanha-a-Velha.

Coordenadas GPS: 39.6985893, -8.2187227


O que fazer e visitar em Idanha-a-Velha:

  • Porta Norte

Ao chegar a Idanha-a-Velha, este será o seu ponto de partida. Ainda hoje é possível visitar as ruínas da muralha que rodeava a aldeia. A Porta Norte é o seu elemento mais importante sendo o ponto que permitia o acesso ao interior da então cidade. É possível percorrer o topo da muralha num passadiço que foi entretanto aqui construído.

Guia de Viagem Idanha-a-Velha
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

  • Torre dos Templários

A Torre de Menagem é o único vestígio do que em tempos foi o Castelo de Idanha-a-Velha construído pelos Templários, em meados do século XIII, por cima da base de um templo romano dedicado à deusa Vénus.

Guia de Viagem Idanha-a-Velha
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

  • Igreja Matriz e Pelourinho

O edifício da Igreja Matriz destaca-se na aldeia pelo seu estilo exterior renascentista. Estima-se que a sua construção date do século XVI, sendo conhecida pelo conjunto de peças de arte sacra no seu interior. Em frente à Igreja encontra-se o Pelourinho.

Guia de Viagem Idanha-a-Velha
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

  • Lagar de Varas

O Lagar de Varas está localizado no mesmo edifício do Posto de Turismo e estima-se que a sua construção date do século XIX. Até 1959 funcionou em exclusivo para a proeminente família Marrocos de Idanha-a-Velha. Aqui é possível ver de perto como era produzido antigamente o azeite, em 3 salas distintas.

Guia de Viagem Idanha-a-Velha
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

  • Ponte Romana sobre o Rio Pônsul

Esta ponte sobre o Rio Pônsul, caracterizada pelos seus arcos ogivais,  fez em tempos parte da via romana que ligava Mérida a Braga. Apesar dos vários trabalhos de remodelação ao longo dos anos, conseguiu manter-se como um imponente vestígio da época romana.

Guia de Viagem Idanha-a-Velha
créditos: Aldeias Históricas de Portugal

  • Capela de São Sebastião

Construída algures no decorrer do século XVII, esta capela foi transformada num museu privado no século XX, que foi entretanto desactivado. Apesar de não ter sido possível entrar no seu interior, é um edifício que me captou a atenção logo à chegada a Idanha-a-Velha pela sua arquitectura.

Guia de Viagem Idanha-a-Velha
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

  • Igreja de Santa Maria (Sé Catedral)

Estima-se que tenha sido construída pelos Templários algures no decorrer do século XIII, sobre as ruínas de um antigo local de culto islâmico. Tem vindo  a ser alvo de constantes restauros e intervenções ao longo dos anos no âmbito do projecto Aldeias Históricas de Portugal.

Guia de Viagem Idanha-a-Velha
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

  • Arquivo Epigráfico

Localizado junto ao Posto de Turismo e ao Lagar das Varas, o Arquivo Epigráfico foi construído em 2008 e  apresenta 86 epígrafes romanas (materiais com inscrições antigas) encontrados ao longo dos anos no decorrer das explorações arqueológicas na aldeia.

Guia de Viagem Idanha-a-Velha
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

  • Casa Marrocos

A antiga casa da família Marrocos é um edifício imponente, com uma fantástica arquitectura com um toque romântico, localizado no centro da aldeia histórica de Idanha-a-Velha. É apenas possível espreitar para o interior do recinto da casa através das grades que permanecem fechadas desde a venda da casa à Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

Guia de Viagem Idanha-a-Velha
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)


Onde dormir em Idanha-a-Velha:

  • Casa da Tia Piedade

A Casa da Tia Piedade está localizada a cerca de 5km de Idanha-a-Velha, em Monsanto. É uma casa tradicional em granito, com cozinha equipada e churrasqueira, assim como um terraço mobilado de onde é possível apreciar uma vista fantástica sobre Monsanto e a região envolvente. Tem capacidade para 5 pessoas.

Link para reserva: Alojamento Casa da Tia Piedade

  • Casa de Santa Catarina

A Casa de Santa Catarina está localizada em Penha Garcia, a cerca de 8km de Idanha-a-Velha. É também uma casa de arquitectura tradicional feita com pedra da região. Tem 7 quartos disponíveis, uma área de refeições e uma cozinha de utilização comum pelos hóspedes.

Link para reserva: Alojamento Casa de Santa Catarina

  • Monsanto GeoHotel Escola

O Monsanto GeoHotel Escola está localizado em plena aldeia histórica de Monsanto, com 10 quartos disponíveis e um bar. É, como o nome indica, um hotel-escola que tem conseguido atrair hóspedes fiéis através da qualidade do seu serviço e instalações.

Link para reserva: Alojamento Monsanto GeoHotel Escola


Onde comer em Idanha-a-Velha:

  • Taverna Lusitana

Se procura um local típico para uns petiscos ou uma bebida ao final da tarde numa esplanada com uma vista fantástica sobre a aldeia, a Taverna Lusitana é o local ideal. Está localizada no centro da aldeia histórica de Monsanto, a caminho do castelo.

Morada: Rua do Castelo, nº 19 | Contacto: +351 277 314 009

  • Restaurante Helana

O Restaurante Helana está localizado na zona antiga de Idanha-a-Nova, a cerca de 11kms de Idanha-a-Velha. A qualidade do seu atendimento, dos pratos incluídos no seu menu e um ambiente acolhedor tem-lhe garantido os melhores comentários de quem o visita.

Morada: Rua José Silvestre Ribeiro, 35, Idanha-a-Nova | Contacto: +351 277 201 095


Festas e Eventos Especiais em Idanha-a-Velha:

  • Feira do Pão, Bolos e Tradições: Outubro
  • Festas de Nossa Senhora da Conceição: Maio


Aldeias Históricas mais próximas:

Monsanto - 15 kms

Castelo Novo - 46 kms


Agradecimentos:
Logotipo Aldeias Historicas de Portugal (small)