com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais
 

Dia 1

A Cascata da Pedra da Ferida é um local no coração da Serra do Espinhal, onde é possível aquele reencontro dramático com a natureza no seu estado mais puro.
Para descansar
  • Cascata da Pedra da Ferida
    Chegados ao Espinhal, começámos a caminhar desde a Capela de Santo António e seguimos, durante 1Km, estrada fora, em direção ao percurso pedonal da Cascata da Pedra da Ferida. O trilho da Cascata da Pedra da Ferida tem início junto do lugar da Ribeira da Azenha. O percurso desenvolve-se sempre junto ao leito desta ribeira e, o nome advém das azenhas presentes naquele lugar e que eram a subsistência de outros tempos. É também uma forma de apelar às raízes e à memória de momentos em que o Homem interagia de forma harmoniosa com a natureza. Existe, na parte inicial do percurso, uma zona de merendas e uma ponte que cruza a ribeira. A partir daqui, é desbravar o trilho entre a folhagem, sempre a tornear o curso de água, até uma majestosa cascata de 32m de altura, que é poeticamente designada como Cascata da Pedra da Ferida.
  • Castelo de Penela
    Castelo importante na defesa da cidade de Coimbra e integrava a chamada linha defensiva do Mondego. Assente no topo de rocha calcária, o Castelo de Penela parece abraçar toda a vila como se as casas fossem apenas uma extensão de si. Alberga a Igreja Matriz de São Miguel de Penela. Do alto das muralhas, encontramos uma vista desafogada para a Vila de Penela e a Serra da Lousã como pano de fundo.
  • Praia Fluvial da Louçainha
    Um local ideal para relaxar e desfrutar de uma praia no seio da Serra do Espinhal. Foram adaptadas várias represas naturais a partir da Ribeira da Azenha, que tornaram a Louçainha num verdadeiro tesouro nas montanhas de Penela. Devido às suas infraestruturas e qualidade das águas, a Praia Fluvial da Louçainha é uma praia com Bandeira Azul e Praia Acessível.
  • Onde comer: ViRiDi
    Fartos de refeições convencionais? Este é o local perfeito para quem procura um momento à mesa fora da caixa. Há uma variada oferta de tapas, tostas, saladas, bowls e panquecas. Tudo no ViRiDi é uma autêntica explosão de sabores. Localizado na Avenida dos Bombeiros Voluntários, é um sítio bem relaxado, onde podem degustar de uma refeição natural e saudável. Aconselhamos a tosta de requeijão e mel. Os sumos naturais são todos óptimos e as panquecas de iogurte e frutos vermelhos, uma delícia.

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.