com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais
 

Dia 1

O Ribatejo é uma zona bastante soalheira e verdejante e só o enquadramento da paisagem com o vale do Tejo como plano de fundo propicia momentos de puro relaxamento. Além de ser um destino para todos os viajantes, é uma excelente opção para uma viagem quer seja em família, com amigos ou sozinho. Embora tenha ficado apenas uma noite, sinto que foi um até breve pois a cidade de Abrantes surpreendeu-me de uma forma totalmente inesperada. Seja pela tranquilidade, vistas soberbas ou arquitetura tão típica e pitoresca ribatejana, é um ponto de paragem a ter em consideração.
Para descansar
  • Castelo de Abrantes
    Este ex-líbris da cidade de Abrantes de carácter militar e cuja origem permanece ainda hoje em mistério, é um excelente ponto de partida para passearmos por esta linda cidade e onde podemos contemplar um belo panorama do vale do Tejo. À esquerda do castelo poderá tomar uma bebida na esplanada simpática que lhe oferecerá uma experiência de pôr-de-sol ribatejano única.
  • Igreja da Misericórdia de Abrantes
    Situada na parte alta e dentro do centro histórico da cidade, quando se desloca do castelo em direção às ruas principais do seu centro histórico, esta bonita igreja construída no século XVI e o seu pórtico renascentista não lhe passarão despercebidos.
  • Centro Histórico de Abrantes
    Apreciar a bela arquitetura ribatejana pelas ruas do seu centro histórico, como por exemplo Rua Grande, Travessa do Pacheco, Rua D. Miguel de Almeida. A apreciar a arquitetura ribatejana foi um dos aspetos que mais me impressionou nesta pequena escapadinha. A arquitetura das casas tem por base a cor branca, contrastando com cores mais vivas, como por exemplo amarelo, verde esmeralda e azul-forte, o que desde logo transmite uma grande alegria e vivacidade por quem passa pelas suas ruas. Ainda dentro da arquitetura, é uma cidade bastante florida e podemos observar que as flores são um elemento predominante na decoração quer de varandas, quer nos jardins e no exterior das igrejas. Aliás não é por acaso que a cidade ribatejana é designada de Cidade Florida desde 1916, em homenagem ao Mestre Jardineiro Simão António Vieira que foi responsável pelo desenvolvimento dos seus jardins.
  • Onde Comer em Abrantes: Restaurante Santa Isabel
    Aconselho vivamente o restaurante Santa Isabel, recomendado quer no Guia Michelin, quer no Boa Cama Boa Mesa. É um restaurante que fica numa rua em pleno centro histórico da cidade, inserido numa típica casa ribatejana. Entrar no Santa Isabel é voltarmos a casa dos nossos avós, em que o mobiliário de madeira antigo e azulejos típicos predominam. Para jantar pedi lombo de vitela que estava na perfeição, era de uma qualidade suprema e muito bem temperado. Outra das especialidades da casa que não podem deixar de provar é filetes de polvo.
  • Doçaria típica de Abrantes
    Não pode abandonar Abrantes sem provar o seu doce conventual típico – palha de Abrantes, feito com fios de ovos e creme de ovo. É uma delícia, como já diz o ditado popular: Vale a pena ser burro para comer a palha de Abrantes. A sua origem remonta ao século XIV, tendo nascido da associação à imagem que se fazia da palha do Alentejo passando por Abrantes a caminho dos estábulos de Lisboa. Outro doce típico desta cidade é a Tigelada – um doce em forma de disco de cor amarelo-torrada e uma textura semelhante à de um pudim.
  • Onde Dormir em Abrantes: Luna Hotel
    O Luna Hotel Abrantes é um boutique hotel de 4 estrelas que dispõe do selo Clean & Safe. Dentro de todas as medidas de segurança e higiene adotadas, de momento é necessário marcar a hora do pequeno almoço durante o check-in. Fica situado numa localização central, apenas a 10 minutos a pé do castelo-fortaleza, num ponto alto, com vista lindíssima que nos proporciona um pôr-do-sol único. Aliás as vistas do seu restaurante - Panorama - ao fim da tarde são absolutamente memoráveis. Os quartos são muito bem decorados em tons nude e cor de vinho, são espaçosos e confortavelmente decorados com camas king size. Gostei sobretudo do lounge bar que além de muito elegante, as suas janelas funcionam como portas que permitem o acesso à varanda com vista sobre o panorama da cidade e vale do rio Tejo. O hotel contempla ainda um spa, piscina e health club sendo uma ótima opção para usufruir de momentos de descanso numa curta estadia.

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.