Para além de paisagens magníficas de tirarem o fôlego, pessoas hospitaleiras e afáveis e de uma enorme variedade de cenários de norte a sul do país, o Vietname tem também uma das gastronomias mais ricas e deliciosas de todo o Sudeste Asiático. A par da Tailândia, foi o país onde melhor comi em toda a região. Abaixo deixo uma lista com 10 pratos típicos do Vietname para que possa aproveitar todas as deliciosas iguarias que este país lhe oferece. Boas viagens e bom apetite!

1. Goi Cuon ou Nem Cuon (Crepes Primavera)

Este é um dos mais saudáveis pratos típicos do Vietname. Basicamente consiste num crepe de arroz extremamente fino (chega a ser translúcido), recheado de vários tipos de verduras como cenoura, alface e várias ervas frescas e um ingrediente à escolha entre porco / camarão / tofu / peixe, etc. É normalmente acompanhado por um molho de amendoim. É muito fácil de fazer e come-se frio.

Top 10 Pratos típicos do Vietname
Goi Cuon ou Nem Cuon

2. Banh Mi

Banh Mi é a tradicional sandwich vietnamita, e um dos mais conhecidos pratos típicos do Vietname. É encontrada em todo o lado nas várias cidades de norte a sul do país. O pão usado é uma baguette muito leve com uma crosta estaladiça. A baguette é depois recheada normalmente com barriga de porco assada, peixe, almôndegas, cenoura e ervas frescas. É um prato barato e muito rápido de fazer e pode encontrá-lo em várias bancas de rua espalhadas pelas ruas do país.

Top 10 Pratos típicos do Vietname
Banh Mi créditos: Tour Asia

3. Bún Cha

Confesso que o Bún Cha é um dos meus preferidos pratos típicos do Vietname. É tão simples e ao mesmo tempo tão bom. A base é a famosa massa de arroz chamada vermicelli (em vietnamita: Bún). Por cima é normalmente colocada carne de vaca grelhada, pequenos crepes com carne de porco, amendoins, rebentos de feijão e hortelã. A acompanhar o famoso molho Nuoc Cham com o seu sabor agridoce feito de caldo de peixe, sumo de lima, açúcar, alho, malaguetas e por vezes cenoura ralada ou erva-príncipe.

Top 10 Pratos típicos do Vietname
Bun Cha créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

4. Pho

O Pho é sem dúvida um dos mais famosos pratos típicos do Vietname. Na verdade a palavra "Pho" refere-se aos noodles de arroz, mas o termo acabou por ser aplicado de forma geral à sopa de noodles com carne de vaca ou galinha, rebentos de feijão, raspas de lima e ervas frescas, servida por todo o país. A sopa pode depois ser temperada por si ao seu gosto com picante e/ou molho de peixe.

Top 10 Pratos típicos do Vietname
Pho créditos: Recipes Hubs

5. Cao Lau

Este é o prato típico de Hoi An, no centro do Vietname. E é absolutamente delicioso. Sem dúvida um dos meus pratos preferidos. Dizem que o segredo do prato está na água que é usada para cozinhar as noodles, que é retirada de um poço específico localizado em Hoi An. Verdade ou não, não sei. O que sei é que é óptimo. As noodles são servidas num prato com algum caldo, umas fatias finas de carne de porco, ervas frescas, rebentos de feijão e alguns quadradinhos de massa frita.

Top 10 Pratos típicos do Vietname
Cao Lau créditos: Maria João Proença (Joland Blog)


Para mais info sobre o Vietname veja o artigo Vietname | Guia e Dicas de Viagem


6. Mi Quang

O Mi Quang é outro prato típico da zona central do Vietname. É um prato muito simples composto por noodles de arroz cobertas por ervas frescas, camarão, amendoins, hortelã e ovos de codorniz. É muito frequente encontrá-lo em bancas de rua e é normalmente muito barato.

Top 10 Pratos típicos do Vietname
Mi Quang créditos: Culinary Vietnam

7. Nom Hua Chuoi

Uma das perfeitas opções para vegetarianos entre os vários pratos típicos do Vietname. O Nom Hua Choi é uma salada de flor de bananeira com galinha, um refrescante sabor a lima, amendoins torrados e folhas de manjericão. Pode ser acompanhado com arroz frito ou crackers de camarão.

Top 10 Pratos típicos do Vietname
Nom Hua Chuoi créditos: Vietnam Travel

8. Mien Xao Cua

Apesar da carne de caranguejo ser um dos elementos principais do prato, o mais importante e que mais se destaca são sem dúvida as noodles utilizadas. Este prato utiliza um tipo de noodles transparentes chamadas "noodles de celofane", ou "noodles de vidro", feitas a partir de amido de batata e água. Têm uma textura especial que não se compara aos outros tipos de noodle existentes. Por cima das noodles é depois colocada a carne de caranguejo, cogumelos, salsa, molho de ostras, molho de peixe e chalotas.

Top 10 Pratos típicos do Vietname
Mien Xao Cua créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

9. Mien Thap Cam

Este é mais um prato composto na sua base por noodles vermicelli (a tal massa de arroz). Às noodles são normalmente adicionados vários vegetais como pepino, pimento, couve roxa, cenoura assim como ervas frescas, ovos, tofu e algumas outras carnes. É um prato relativamente leve e refrescante.

Top 10 Pratos típicos do Vietname
Mien Thap Cam créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

10. Lau Rien Cua Bap Bò (Hot Pot)

Descobri este prato em Ho Chi Minh City (antiga Saigão). Chamou-me a atenção a quantidade de locais sentados numa esplanada, com panelas ao fogo em cima da mesa. Também conhecido como "hot pot", é uma espécie de "fondue" mas sem fritos envolvidos. Os ingredientes são trazidos crus para a mesa: noodles, carne, tofu, verduras... Tem depois de os colocar na panela e ir comendo à medida que vão ficando cozinhados. Para além do prato ser delicioso, acaba por ter uma refeição mais divertida e interactiva.

Top 10 Pratos típicos do Vietname
Lau Rien Cua Bap Bò créditos: Maria João Proença (Joland Blog)