O Sudeste Asiático é procurado anualmente por milhares de turistas e as razões estão à vista de todos. Uma cultura rica, uma história milenar, tradições que se mantiveram inalteradas com o passar do tempo, a generosidade do seu povo, as suas praias paradisíacas e, finalmente, a sua gastronomia.

Baseada em grande parte no arroz e na massa, a gastronomia do Sudeste Asiático é conhecida também por ser extremamente picante (a frase “no spicy” é obrigatória para os ocidentais pouco habituados a tal intensidade), por recorrer em abundância a ervas frescas e ao famoso molho de peixe que lhe dá um sabor tão característico. Existem algumas diferenças de país para país nesta zona, mas os sabores base mantêm-se relativamente iguais. A gastronomia tailandesa, em particular, é extremamente variada, sendo a Tailândia considerada um autêntico paraíso para amantes de comida.

Abaixo encontra uma lista com os pratos que tive oportunidade de experimentar das duas vezes que estive naquele país, e ainda alguns pelos quais terei de regressar uma terceira vez…


1. Pad Thai

O Pad Thai é considerado o prato nacional da Tailândia. Foi o prato que me deu o primeiro gosto da gastronomia tailandesa e o seu melhor cartão de visita. Noodles misturadas num wok bem quente com rebentos de soja, camarão, ovo e cebola, temperados com molho de soja, açúcar e malaguetas. No final, já no prato, é colocada uma cobertura de amendoins picados que lhe dão um gostinho e textura ainda mais magníficos.

2. Som Tum (Salada Picante de Papaia)

Para aqueles que ainda não habituaram as suas papilas gustativas ao picante, se calhar é melhor evitarem este prato… O Som Tum (ou Salada Picante de Papaia) é composto por uma mistura de feijão verde, papaia, tomates cherry, alho e malaguetas. O resultado é um sabor agri-doce-picante.

3. Gaeng Daeng (Caril Vermelho)

Os pratos de caril na Tailândia são de comer e chorar por mais. Confesso que fizeram parte das minhas refeições várias vezes durante as 2 semanas que passei em Chiang Mai, no norte do país. Um destes pratos é o Gaeng Daeng. É composto por uma mistura de leite de coco, carne e pasta de caril vermelho, com um toque de folhas de lima por cima. Basta pedir à parte um pouco de arroz branco e mergulhá-lo no caril. É ma-ra-vi-lho-so.

4. Khao Pad (Arroz Frito)

Bem, se há prato que salva qualquer um das garras do picante da comida Tailandesa é o Khao Pad, ou arroz frito. É um prato extremamente simples: arroz, ovo, cebola e algumas ervas. Pode ser acompanhado de galinha, vaca ou camarão e existe em todos os restaurantes onde se vá na Tailândia.

5. Gaeng Keow Wan Kai (Caril Verde de Galinha)

Confesso que este é o meu prato de caril preferido. Uma mistura de leite de coco com uma pasta de caril verde que fazem de base para pedaços de galinha, mini-beringelas, bambu, folhas de manjericão e coentros.

6. Khao Soi

Só descobri este prato da segunda vez que fui a Chiang Mai e fiquei surpreendida pela descoberta tardia. Tornou-se rapidamente num dos meus pratos preferidos na Tailândia. O Khao Soi é um prato típico do Norte da Tailândia que se diz ter influência Birmanesa. O prato é composto por pedaços de porco ou galinha cozinhados em leite de coco com caril. O caldo que daqui resulta é depois deitado por cima de noodles de ovo quentes  e coberto no final com verduras, rebentos e noodles frios.

7. Kai Med Ma Muang (Galinha com Caju)

À primeira vista até poderíamos dizer que este era um prato chinês, mas não, é mesmo tailandês. Para além da óbvia galinha e o caju, este prato é também composto pelo famoso molho de soja doce, cebola, malaguetas, cogumelos e cenoura. O seu travo doce faz com que seja bastante apreciado por quem visita este país.

8. Gaeng Matsaman (Caril Massaman)

Outro dos muitos tradicionais pratos de caril tailandeses. Esta variante não é tão picante como os outros pratos de caril já referidos, por isso uma boa opção para quem se esteja a iniciar na gastronomia tailandesa. É mais doce que os outros e a sua base é composta por canela, noz-moscada, cardamomo e cravinho, sendo normalmente acompanhado por batatas.

9. Pad See Ew (Noodles Fritos)

Este foi outro prato que provei pela primeira vez no mercado flutuante Taling Chan, em Banguecoque, e que me deixou imediatamente viciada. De fortes influências chinesas, o Pad See Ew é composto por noodles de arroz largas, molho de soja, alho, brócolos chineses, ovo e galinha, vaca, porco ou camarão. É daqueles pratos que nos conforta por dentro. Nunca falha e deixa-me sempre saciada.

10. Tom Yum Goong (Sopa Picante de Camarão)

Erva-príncipe, chalotas, molho de peixe, sumo e folhas de lima e malaguetas compõem a base deste aromático prato típico Tailandês. A sopa fica completa com a adição de cogumelos e camarões frescos.