Chiang Mai é a segunda maior cidade da Tailândia e o pólo cultural do país. Não é difícil encontrar o que fazer em Chiang Mai, tendo em conta que se trata de uma das cidades tailandesas mais ricas a nível religioso e cultural. Seja uma visita aos inúmeros templos espalhados pelas suas ruas e redondezas, um trekking pela floresta que a rodeia, mergulhos de falésias ou simplesmente um passeio pelas suas ruas explorando os seus muitos cantos e recantos, Chiang Mai oferece sempre algo interessante para todos os tipos de turistas e viajantes.

Abaixo segue uma lista de 11 actividades para fazer e locais para visitar, para o ajudar a aproveitar Chiang Mai ao máximo. Espero que ajude!


1| Doi Suthep

Doi Suthep é uma montanha que se ergue a 1676 mt, à entrada de Chiang Mai. No topo desta montanha encontra-se um dos templos mais visitados da cidade: o Wat Phra That Doi Suthep, datado de 1383. Para chegar lá acima é necessário subir uma longa e larga escadaria de 290 degraus, mas vale a pena! Oferece uma vista fantástica sobre a floresta e sobre Chiang Mai e o templo em si tem pormenores magníficos. É um local que não podia faltar numa lista do que fazer em Chiang Mai.

Nota: Não se esqueça de levar calças, saia comprida ou então um sarong para enrolar à volta das pernas. No entanto, se se esquecer pode sempre alugar um por 10 bahts à entrada do templo. (isto só se aplica a mulheres, claro)

Horário: Todos os dias, das 06h às 17h

Entrada: 50 baht

O que fazer em Chiang Mai
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

2| Grand Canyon

O Grand Canyon de Chiang Mai está localizado a cerca de 11 km da cidade. Em dias de muito calor é o sítio ideal para se estar a dar umas boas braçadas no seu lago entre as falésias de terra vermelha, a relaxar em cima de uma das jangadas de bambu em cima da água, ou, para os mais aventureiros, a dar mergulhos das suas falésias (mas com cuidado porque já houve registos de acidentes graves lá). É uma óptima forma de fugir ao calor abrasador de Chiang Mai durante a época seca especialmente.

Morada: Nam Phrae, Hang Dong District, Chiang Mai

Horário: 08h30 – 18h

Entrada: 50 baht

O que fazer em Chiang Mai
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

3| Lago Huay Tung Tao

Pouco ou nada referido nos roteiros turísticos de Chiang Mai, o Lago Huay Tung Tao é um local essencialmente frequentado por locais, sendo raro avistarem-se turistas lá. À volta do lago encontram-se vários restaurantes e cafés com pequenas cabanas individuais mesmo em cima da água, onde é possível tomar uma refeição e aproveitar o resto do dia, intervalando com uns mergulhos no lago. A vista é magnífica. Vale a pena a visita!

Morada:107, Don Kaeo, Mae Rim District, Chiang Mai

Horário: Todos os dias, das 07h30 às 18h

Entrada: 50 baht

O que fazer em Chiang Mai
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

4| Parque Nong Buak Hard

O Parque público Nong Buak Hard é um oásis verde no meio da cidade, na zona da Old Town, onde se veem diariamente tanto locais como estrangeiros a relaxar junto ao seu lago, deitados em esteiras de palha que são alugadas por 10 bahts nas várias barraquinhas que lá se encontram e que para além do aluguer das esteiras, também vendem água, refrescos e snacks ligeiros. É um bom local para descansar um pouco depois de uma caminhada pela cidade e uma boa forma de se ter mais contacto com o estilo de vida local.

Morada: Arak, Phra Sing, Chiang Mai

Horário: Todos os dias, das 05h às 21h

Entrada: Gratuita

O que fazer em Chiang Mai
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

5| Museu 3D Art in Paradise

Uma visita ao Museu Art in Paradise é obrigatória para quem procura passar momentos diferentes e divertidos numa das mais interessantes atracções da cidade. O valor do bilhete de entrada pode ser um pouco elevado (de acordo com os standards tailandeses) mas a visita vale muito a pena. O museu está repleto de pinturas a 3D onde, dependendo do ângulo em que a fotografia é tirada, parece que estamos dentro do desenho. Tanto pode estar a tentar equilibrar-se numa ponte de madeira prestes a cair sobre um precipício, como no momento seguinte estar a subir um bambu ao lado de um panda ou a lutar pela sua vida face ao perigo eminente de um crocodilo esfomeado!

Morada:199/9 Chang Klan Rd, Mueang Chiang Mai District, Chiang Mai

Horário: Todos os dias, das 09h às 19h

Entrada: 400 bahts

O que fazer em Chiang Mai
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)


Veja também o artigo Guia de Viagem - Chiang Mai


6| Visitar os vários cafés espalhados pela cidade

Para além dos templos, uma coisa que não falta em Chiang Mai são cafés de todo o estilo e feitio. Mais tradicionais, mais modernos, ideais para trabalhar durante algumas horas ou apenas para descansar um pouco antes de prosseguir a caminhada.  Gostei especialmente do Cerebrum & Friends, um café com um ambiente alternativo e boa música (o Iced Thai Tea deles é maravilhoso, já agora).

O que fazer em Chiang Mai

7| Night Bazaar

O Night Bazaar decorre todos os dias e, como o nome indica, de noite. Está localizado a este da Old Town e estende-se por cerca de 1 km na rua Thanon Chang Khlan. As bancas começam a ser montadas a partir das 18h30 e é o sitio indicado para treinar as skills de negociação e sair de lá com umas boas bagatelas e souvenirs para a família, amigos, colegas… Um local essencial que deverá figurar sempre em qualquer artigo sobre o que fazer em Chiang Mai.

Morada: Thanon Chang Khlan, Chiang Mai

Horário: Todos os dias, das 18h30 às 00h

O que fazer em Chiang Mai

8| Mercado nocturno da Walking Street

Localizado mesmo no centro da Old Town, o mercado nocturno da Walking Street decorre todos os domingos, estendendo-se por cerca de 1 km ao longo da Ratchadamnoen Road. A rua é fechada ao trânsito nos dias em que decorre o mercado, daí o nome “Walking Street”. A par do Night Bazaar, é outro óptimo local para se conseguirem pechinchas sendo particularmente rico em artesanato local (algo que não se encontra no Nigh Bazaar) e em petiscos de comer e chorar por mais.

Morada: Ratchadamnoen Road, Chiang Mai

Horário: domingos, das 16h às 00h.

O que fazer em Chiang Mai


Veja também o artigo Guia de Viagem - Tailândia


9| Visitar um mercado local

Algo que gosto muito de fazer nas minhas viagens é visitar mercados locais, por isso não o podia deixar de referir neste artigo. Aqui é possível ter um contacto mais directo com a população local e observar uma das rotinas diárias. Observar os legumes, frutas e demais produtos expostos é por vezes também uma actividade só por si fascinante. Em Chiang Mai fui várias vezes ao mercado localizado na Old Town, onde era raro sair de lá sem um petisco na mão.

O que fazer em Chiang Mai
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

10| Templo Wat Chedi Luang

O que não faltam em Chiang Mai são templos. Um dos mais interessantes e que não poderia faltar nesta lista é o templo budista Wat Chedi Luang, datado de 1441, que se ergue a uns imponentes 80 mt de altura, bem no centro de Chiang Mai. É particularmente bonito ao entardecer quando as cores do pôr-do-sol compõem o cenário perfeito e as luzes do templo começam a ser ligadas, tornando-o ainda mais fascinante. Foi em tempos a estrutura mais alta de Chiang Mai. Ainda o seria, se o seu topo não tivesse sido destruído por volta do século XVI. É sem dúvida um local com uma atmosfera única a não perder numa visita a Chiang Mai.

Morada: 103 Road King Prajadhipok Phra Singh, Muang District, Chiang Mai

Horário: Todos os dias, das 06h às 18h

Entrada: Gratuita

O que fazer em Chiang Mai
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

11 | Aula de culinária tailandesa

E que tal levar os sabores dos maravilhosos Pad Thai ou Khao Soi para casa, podendo assim imaginar que ainda está na Tailândia, nem que seja por breves minutos? Parece-lhe bem? Então o que não pode faltar no roteiro em Chiang Mai é uma aula de culinária tailandesa. Existem várias escolas na cidade, sendo que as aulas incluem normalmente uma ida a um mercado local para que aprenda a escolher os ingredientes necessários. (Veja também o artigo 10 Pratos Típicos da Tailândia)

O que fazer em Chiang Mai