Chegamos ao final do dia. Ouvia-se o burburinho das pessoas na piscina municipal e na praia fluvial de Portagem, no Alentejo. A Patrícia, colaboradora da Terrius, recebe-nos com um sorriso amável e conduz-nos até ao jardim do espaço ocupado pela Terrius, um projeto dedicado aos sabores da Serra de São Mamede. Por ali corre um pequeno riacho de água cristalina vindo da serra. O jardim é privativo e é local para eventos que a Terrius também organiza.

Vamos fazer um picnic repleto de sabores da marca que nasceu pela mão de Rita Beltrão Martins, uma apaixonada pela vila de Marvão e por esta região do Alto Alentejo. “O nosso objetivo é valorizar alguns alimentos da dieta mediterrânica, de forma a promover o reconhecimento da qualidade dos produtos portugueses”, conta Rita Beltrão Martins.

Sabores Terrius promovem a economia circular e enchem a alma
créditos: DR

Todos os dias se trabalha para desenvolver novos produtos, inovadores, com base na qualidade das matérias-primas locais. “Trabalhamos diariamente no desenvolvimento de novos produtos com base na qualidade das matérias-primas locais, através de receitas inovadoras inspiradas no receituário tradicional, em que valorizamos desde os frutos mais pequenos aos mais imperfeitos, preocupação a que hoje em dia chamamos Economia Circular.”

A mesa enche-se de cor e sabor todos com a marca Terrius: Farinhas naturais sem glúten: castanha fumada, bolota, tomate e cogumelos. Produtos desidratados: variedades de cogumelos silvestres, cogumelo shitake, tomate, castanha fumada e bolota. Conservas: pimentos piquilho assados, chutney de tomate seco com gengibre, azeite e orégãos, chutney de cogumelo shitake com coentros e azeite, mostarda de pimento doce. “Todas as experiências são diferentes e adaptadas às preferências dos clientes. São eventos feitos à medida, aos quais juntamos um conjunto de saberes e tradições, que por formação e por termos tido o privilégio de aprender com as nossas avós, fazem dos nossos programas momentos únicos. As experiências são principalmente no Alentejo, mas também temos programas em Lisboa e no Douro”, explica Rita Beltrão Martins.

Sabores Terrius promovem a economia circular e enchem a alma
créditos: DR

O picnic que realizei foi junto ao rio Sever, nas instalações da Terrius, na Portagem, Marvão. Foi a família, onde as crianças puderam brincar livremente com o som de fundo de quem aproveitava mergulhos na piscina municipal e na piscina fluvial. Mas podem também realizar estes deliciosos piqueniques em lugares únicos, acompanhados de Cante Alentejano que podem ser também na Serra de S. Mamede (Portalegre), em Évora, ou em Mourão. “Podem ainda ser organizados noutros lugares de acordo com o que os clientes os pedem”, sublinha Rita Beltrão Martins. É possível ainda ter uma almoço tradicional de campo no Monte do Tarrinho, uma herdade em Mourão banhada pelo Alqueva; livecooking/showcooking na Terrius, em Lisboa ou em Évora: antes de provar o que de melhor se faz no Alentejo, mostram como preparar receitas tradicionais ou inovadores, de acordo com a preferência dos clientes; provas temáticas como por exemplo de produtos de porco preto e de farinha de bolota, completando assim o ciclo do Montado, de azeites junto a oliveiras milenares, de queijos e de outros produtos tradicionais, sendo que o objetivo é mostrar como é possível fazer provas incríveis para além do vinho, e ainda visitar os locais de produção, ou ver a colheita dos produtos; aula de cozinha com arte na Quinta do Barrieiro, onde se cozinham os sabores tradicionais alentejanos dentro da galeria de arte da escultora Maria Leal da Costa; e ainda o programa Da Horta à Mesa, uma aula de cozinha em Évora onde vamos à horta colher os produtos da época e depois preparamos o almoço com a ajuda de todos os participantes.

Nas instalações da Terrius comprámos alguns dos produtos que provamos para termos em casa memórias deste Alentejo. Além deste espaço, os produtos da Terrius encontram-se noutros locais e pode sempre contactar online através do site da Terrius onde encontrará mais informações.