A aldeia de Sistelo, no concelho dos Arcos de Valdevez, é sem dúvida uma das Aldeias de Portugal mais pitorescas, principalmente pela sua envolvência natural. Está situada às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês - o único parque nacional em Portugal -,  junto da nascente do rio Vez e é apelidada por muitos como o "pequeno Tibete português".

Sabe porquê?

É assim apelidada devido aos socalcos da aldeia! São eles que mais sobressaem na paisagem, mas também o seu casario típico, ruas com pedras grandes moídas pelos carros de bois, moinhos, lavadouros e espigueiros ao alto. Infelizmente, é também uma das aldeias que tem vindo a sofrer com a desertificação, principalmente dos habitantes mais novos que se mudam para as vilas e cidades vizinhas.

Os socalcos, usados para a agricultura - e que foram construídos para tornarem as terras mais produtivas, guiando a água para as mesmas através de levadas ou regadios -, foram esculpidos por gerações e gerações.

Porquê? Para aumentar a área agrícola, contrariando os declives naturais dos montes. Assim, conseguiram os aldeões tirar os seus produtos desta terra - bastante fértil que é e sempre foi - na forma de agricultura de subsistência.

E foram esses "degraus" verdejantes que moldaram as construções que se amontoam num centro e se espalham, outras mais solitárias, pelos montes. Vista de frente, do alto do montes... Sistelo tem uma paisagem de cortar a respiração.

- Conheça melhor aldeia de Sistelo, através do Viaje Comigo.

Procura alojamentos perto da aldeia de Sistelo? Pesquise aqui. E veja o vídeo.

- O que visitar mais nos Arcos de Valdevez? Leia aqui.