Existem muitos motivos para visitas imperdíveis no coração do Rio de Janeiro, tantas vezes esquecido. Garanto que valem cada minuto, acrescentando valor a outros roteiros mais tradicionais.

O Rio de Janeiro é um destino de fama internacional e até de sonho para muitos viajantes. No Verão de 2016 acolheu os Jogos Olímpicos. E apesar de ser uma cidade com alguns problemas sociais e várias obras por terminar, está também cheia de boas novidades e relíquias para descobrir.

Porque não cansa relembrar que o Rio de Janeiro é bem mais que praia, samba e futebol. Além de todos os ícones mega famosos, há um interessante centro histórico para conhecer.

E a prova está aqui mesmo, nestas seis visitas imperdíveis, aprovadas por mim e recomendadas para famílias curiosas:

1. Escadaria Selarón


Começou por ser um projecto pessoal de um pintor e ceramista chileno. Depois a curiosidade foi alargando, as visitas aumentaram e os azulejos começaram a chegar de fãs do mundo inteiro.

Escadaria Selarón
créditos: Viajar em Família

Actualmente é uma intensa mescla de cores, formas e texturas sempre bem concorrida. Conseguir fotografar um enquadramento desafogado daqueles 215 degraus pode não ser tarefa fácil, mas acho que os miúdos vão gostar de inventar brincadeiras nas várias descidas e subidas.

2. Theatro Municipal


É um edifício lindíssimo, que pode ser admirado de vários ângulos já que ocupa a esquina de uma grande avenida. Está inserido numa região conhecida como Cinelândia e foi inaugurado em 1909, como parte do conjunto arquitetónico das Obras de Reurbanização da Cidade do Rio de Janeiro.

Teatro Municipal
créditos: Viajar em Família

Tem visitas guiadas, mas também uma extensa agenda de espectáculos, que pode servir como mais uma oportunidade para admirar a sua bonita sala.

3. Feira do Lavradio


Acontece todos os primeiros sábados de cada mês e enche a Rua do Lavradio de vida, diversão e cor. É uma das feiras mais conhecidas da cidade do Rio de Janeiro e considerada bastante democrática, já que lá se podem encontrar artigos bem variados, desde antiguidades a artesanato contemporâneo.

Feira do Lavradio
créditos: Viajar em Família

O que pode ser interessante para miúdos e graúdos ou até para comprar alguns presentes. Eu encontrei tudo muito organizado e limpo.

4. Real Gabinete Português de Leitura


É uma construção de estilo manuelino, inaugurada em 1887. Aquando da minha visita (em Março de 2016) estava em remodelação e só se podia espreitar a magestosa sala desde a porta de entrada.

Real Gabinete Português de Leitura
créditos: Viajar em Família

Mas mesmo assim conseguia-se ver parte da enorme quantidade de livros lá exposta - são 350.000 volumes - obras raras dos séc. XVI e XVII entre as quais a primeira edição de "Os Lusíadas".

5. Confeitaria Colombo


Um lugar muito bonito, com decoração art nouveau. É sem dúvida um dos espaços mais tradicionais das memórias da belle époque carioca, fundada em 1894 por dois portugueses.

Confeitaria Colombo
créditos: Viajar em Família

Tem um restaurante no primeiro andar e um serviço de pastelaria em baixo. Das delícias apresentadas, há sanduíches, saladas, pastéis, bolinhos de bacalhau e outras tantas referências a doces portugueses. Apreciem as mesas, o chão, os detalhes tão charmosos… pois tudo isso faz parte da experiência.

6. Livraria Cultura


É uma das maiores redes de livrarias do Brasil. Em São Paulo, visitei aquela que é considerada a maior loja na América Latina. Mas esta no centro histórico do Rio, também é extraordinária.

Livraria Cultura
créditos: Viajar em Família

Os vários pisos são acessíveis por uma larga escada em caracol ou por escadas rolantes. Tem uma área infantil bem equipada e até um café para alimentar o estômago (é muito fácil esquecer as horas lá dentro).