1. Salinas de Pedra Lume

A povoação de Pedra Lume alberga as mais belas salinas de Cabo Verde. A acumulação de níveis de sal no solo e na água, resultam de uma antiga cratera vulcânica que foi inundada pela água do mar criando uma lagoa. Parar na povoação de Pedra Lume também pode ser uma boa opção. Há várias casas coloridas tradicionais e uma igreja encantadora.

2. Buracona

A Bucarona é uma piscina natural de lava, onde a água do mar entra e cria lugares encantadores. Nas proximidades há algumas grutas, uma delas chamada “O olho” onde se pode observar o efeito da refracção/reflexão da luz na água. Este fenómeno só é observável entre as 10.30 h e as 12 h, pelo que nessa altura do dia há dezenas de turistas no local.

Salinas de Pedra Lume
Salinas de Pedra Lume créditos: Viajar entre Viagens

3. Praia de Santa Maria

Apesar das praias da Boa Vista serem mais extensas, com um areal mais convidativo, o mar do Sal é absolutamente cristalino, superando o mar da Boa Vista. No Sal, especialmente na praia de Santa Maria, o mar é mais tranquilo e convida a um mergulho.

4. Povoação e molhe de Santa Maria

O molhe de Santa Maria é o local ideal para contemplar a praia homónima. Mas vir aqui é muito mais do que vir ver o mar. Este é o local onde ao início e final do dia os pescadores se juntam para arranjar e remendar as redes, onde o sovens saltam para o mar, fazendo as delícias dos turistas, e deixando-nos com uma vontade enorme dos os imitar.

Este artigo foi escrito durante uma viagem pelo arquipélago de Cabo Verde, em que exploramos seis das suas ilhas. A ilha do Sal encantou-nos particularmente pela beleza das suas praias, ao ponto de considerarmos que a praia de Santa Maria é a praia mais bonita de todo o arquipélago.