Quando falamos em Milão vem-nos imediatamente à cabeça coisas como a catedral, alta costura, comida Italiana... mas a cidade de Milão tem muito mais para oferecer. Por isso, sugerimos cinco experiências a não perder numa visita a Milão.

1. Observar a cidade a partir do telhado da catedral. A catedral de Milão é uma das principais atrações turísticas da cidade e uma das mais interessantes. A visita é gratuita e a subida ao telhado permite uma belíssima vista sobre a cidade, que num dia de céu limpo, pode alcançar as montanhas mais próximas. Quanto mais alto se subir, mais de perto se pode ver a famosa estátua da Virgem que fica no cimo da Catedral.

2. Fazer compras na Galleria Vittorio Emanuele. Para além da beleza dos mosaicos, dos frescos, dos vitrais e da majestosa arquitetura do século 19, a Galleria Vittorio Emanuele oferece diversas lojas, bem como refinados restaurantes e cafés cheios de charme. As lojas de alta costura das mais luxuosas marcas do mundo fazem-nos perceber que nos encontramos, de facto, numa das capitais do mundo da moda. Mas para além de lojas de roupa e acessórios, esta espécie de shopping center é também conhecido por ter algumas das lojas mais antigas da cidade, onde se vendem joias, livros e gravuras.

3. Comer um panzerotto na Luini. A gastronomia Italiana é mundialmente famosa, se não quer perder a oportunidade de provar uma especialidade milanesa, experimente um panzerotto, uma espécie de pão recheado com tomate e mozzarella dobrado e frito. A padaria Luini, que funciona desde 1940, é já considerada uma instituição da cidade e é tão famosa que nos dias de semana a fila costuma bastante grande .

4. Descobrir os canais de Milão em Navigli. Os canais de Milão podem não ser tão belos e famosos como os de Veneza, mas foram desenhados por Leonardo da Vinci. Localizados no vibrante e charmoso bairro de Navigli, os canais fazem parte de uma rede com 150 km de comprimento que liga a cidade aos rios e lagos da região da Lombardia. Foram construídos, originalmente, para servirem de irrigação e para transporte de bens e pessoas. Hoje em dia, durante os meses de verão, é possível fazer passeios de barco.

5. Assistir a um espetáculo no Teatro alla Scala. Se tiver a sorte de conseguir comprar bilhetes para este teatro mundialmente famoso construído em 1854, fique a saber que a sua orquestra composta por 135 músicos é considerada uma das melhores nas grandes produções de ópera, mas igualmente prestigiada nas sua atividade sinfónica. O estilo único e distinto desta orquestra tem sido passado de geração em geração, por isso se tiver oportunidade, não perca este palco conhecido por performances memoráveis.

Ficou com vontade de conhecer este destino? Pode descarregar este guia da cidade para o ajudar na viagem.