Quando falamos em Milão vem-nos imediatamente à cabeça coisas como a catedral, alta costura, comida italiana... mas a cidade de Milão tem muito mais para oferecer. Por isso, sugerimos cinco experiências a não perder numa visita.

1. Observar a cidade a partir do telhado da catedral

A catedral de Milão é uma das principais atrações turísticas da cidade e uma das mais interessantes. A subida ao telhado permite uma belíssima vista sobre a cidade, que num dia de céu limpo, pode alcançar as montanhas mais próximas. Quanto mais alto se subir, mais de perto se pode ver a famosa estátua da Virgem que fica no cimo da Catedral.

2. Fazer compras na Galleria Vittorio Emanuele

Para além da beleza dos mosaicos, dos frescos, dos vitrais e da majestosa arquitetura do século XIX, a Galleria Vittorio Emanuele oferece diversas lojas, bem como refinados restaurantes e cafés cheios de charme. As lojas de alta costura das mais luxuosas marcas do mundo fazem-nos perceber que nos encontramos, de facto, numa das capitais do mundo da moda. Mas para além de lojas de roupa e acessórios, esta espécie de shopping center é também conhecido por ter algumas das lojas mais antigas da cidade, onde se vendem joias, livros e gravuras.

Galleria Vittorio Emanuele
Galleria Vittorio Emanuele créditos: Pixabay

3. Comer um panzerotto na Luini

A gastronomia italiana é mundialmente famosa, se não quer perder a oportunidade de provar uma especialidade milanesa, experimente um panzerotto, uma espécie de pão recheado (com várias opções de recheio) dobrado e frito. A padaria Luini, que funciona desde 1940, é já considerada uma instituição da cidade e é tão famosa que nos dias de semana a fila costuma bastante grande.

4. Descobrir os canais de Milão em Navigli

Os canais de Milão podem não ser tão belos e famosos como os de Veneza, mas foram desenhados por Leonardo da Vinci. Localizados no vibrante e charmoso bairro de Navigli, os canais fazem parte de uma rede com 150 km de comprimento que liga a cidade aos rios e lagos da região da Lombardia. Foram construídos, originalmente, para servirem de irrigação e para transporte de bens e pessoas. Hoje em dia, durante os meses de verão, é possível fazer passeios de barco.

5. Assistir a um espetáculo no Teatro alla Scala

Se tiver a sorte de conseguir comprar bilhetes para este teatro mundialmente famoso construído em 1854, fique a saber que a sua orquestra composta por 135 músicos é considerada uma das melhores nas grandes produções de ópera, mas igualmente prestigiada nas sua atividade sinfónica. O estilo único e distinto desta orquestra tem sido passado de geração em geração, por isso se tiver oportunidade, não perca este palco conhecido por performances memoráveis.

Foto principal: © Michal Bednarek | Dreamstime.com


Ficou com vontade de conhecer este destino? Pode descarregar este guia da cidade para o ajudar na viagem.