Vários vídeos nas redes sociais, gravados por passageiros chocados, revelam quando três polícias agarram um homem num assento e arrastam-no pelo chão do corredor do avião para retirá-lo do aparelho.

Após horas de polémica, o diretor da United Airlines, Oscar Muñoz, declarou que se trata de "um facto que comoveu a todos na United". "Lamentamos ter colocado esses clientes" noutros voos, assinala um comunicado publicado no site da companhia aérea. "Estamos a tentar contactar esse passageiro para conversar diretamente e resolver este problema", completou.

Veja aqui um dos vídeos que está a circular na internet.

Segundo a imprensa americana, as autoridades de transportes de Chicago suspenderam um agente envolvido na remoção do homem.

A companhia explicou que pediu que voluntários cedessem os assentos no voo da noite de domingo, entre Chicago e Louisville, devido a excesso de passageiros ("overbooking"). Como ninguém se apresentou, escolheu um passageiro à revelia.

As companhias aéreas americanas estão autorizadas a retirar passageiros perante "overbooking", mas em troca de uma indenização e caso não haja "voluntários" suficientes, recordou o Departamento de Transportes.

O departamento de Aviação de Chicago declarou na noite desta segunda-feira que o incidente "não está de acordo com o procedimento padrão", destacando que "as ações do oficial de segurança não têm o aval" da instituição.

O agente "entrou de licença efetiva" nesta segunda-feira e o caso será objeto de uma "revisão exaustiva".

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