Capital económica da Itália, célebre por ter lançado a "happy hour" do aperitivo com centenas de empresários de gravata em bares sofisticados, Milão oferece um "aperivírus" a um preço mais em conta e antes da hora estabelecida para o encerramento obrigatório dos bares das 18H00 ao amanhecer.

A confeitaria e sorveteria Infinito, em Cremona, Lombardia, a região com maior número de infectados e mortes, inventou uma torta com sorvete chamada "Corona Cake" com o formato e as cores com os quais o mundo científico ilustra a coroa do vírus Covid-19.

"Temos consciência de que o problema é grave, mas acreditamos que a tristeza e o medo não ajudam. O importante é seguir as instruções e manter a calma", explicaram os donos da confeitaria, Andrea Schirali e a sua esposa, Daniela, ao jornal La Repubblica.

"Comer um bom sorvete não pode doer", comentaram.

Nas redes sociais, as piadas espalham-se como a epidemia e todos os dias surgem fotos, memes e caricaturas.

O senso de humor dos italianos expressa-se plenamente com inúmeros vídeos divertidos.

Uma das fotos mostra o presidente da cidade com esta legenda: "O metro é um lugar seguro, o tempo de espera é mais longo do que o período de incubação" (14 dias!).

Um vídeo filmado como se fosse a série de TV "Gomorra", no qual mafiosos napolitanos aparecem a negociar a compra aparentemente de boa quantidade de drogas, mostra-os enquanto adquirem nada menos que o "Amuchina gel", desinfetante famoso que desapareceu das prateleiras de todo o país.

"A demanda de Amuchina está a disparar. É ouro transparente, os meus colegas em Honduras estão a mudar os seus laboratórios para produzir Amuchina", diz, entusiasmado, um deles, após acertar a venda.

Muitos anúncios brincam ao fazer trocas inusitadas. "Troco cinco litros de Amuchina por um Audi RS5 2019", um veículo que custa cerca de cem mil euros.

Numa espécie curiosa de catarse diante de certas tragédias, o humor parece ser o melhor remédio.