A Taylor's anunciou o lançamento de uma edição especial rara de vinho do Porto, para celebrar a coroação de Carlos III.

Fundada em 1692, a Taylor’s é uma das mais antigas e respeitadas casas de Vinho do Porto. O rei Carlos III é o 15º monarca britânico a reinar durante a vida da empresa.

Ao anunciar o lançamento, o Diretor Geral da Taylor's, Adrian Bridge, declarou: "para assinalar a coroação de Sua Majestade o Rei Carlos III, a Taylor's criou um lote comemorativo extraído dos mais antigos e raros vinhos do Porto que envelhecem em casco nas caves da empresa. O Taylor’s Very Very Old Tawny Coronation Port é o vinho perfeito para brindar nesta ocasião histórica e desejar a Sua Majestade um longo e notável reinado."

David Guimaraens, diretor técnico e de enologia da Taylor’s, refere: "os componentes do lote desta edição limitada foram escolhidos de entre os nossos melhores e mais antigos vinhos do Porto que estão a envelhecer em casco e foram cuidadosamente selecionados pelo seu equilíbrio e complexidade. Décadas de envelhecimento em cascos de carvalho deram-lhes uma força e uma profundidade majestosa, desenvolvendo uma notável frescura e vitalidade."

O Taylor’s Very Very Old Tawny Coronation Port é apresentado na clássica garrafa fosca dos Tawny da Taylor’s e vem numa elegante caixa de madeira de faia. Esta edição limitada de 1.500 garrafas estará disponível nas garrafeiras da especialidade com o preço recomendado de €530.

Notas de prova

Cor de chá escuro rodeado por uma coroa de ouro amarelo. Subtis reflexos verde-azeitona no bordo evidenciam a grande idade do vinho. O nariz é majestoso e firme. Múltiplas dimensões entrelaçadas e camadas de sabor evoluíram ao longo de décadas de envelhecimento em casco de carvalho. Um pano de fundo de cedro, aroma balsâmico confere ao vinho um caráter fresco e distinto. Tudo isto está coberto por notas mais quentes de caramelo, maçapão e baunilha envolto num suave e fino aroma de madeira. O vinho deve muito do seu carácter sedutor a uma mistura mágica de notas de especiarias - noz-moscada, cravinho e pimenta-preta - que surgem à medida que o vinho se abre no copo. O paladar é fresco e vibrante, com a acidez e o álcool maravilhosamente integrados, além de uma textura suave e sedosa que é a imagem de marca dos melhores vinhos do Porto envelhecidos em casco. Os sabores intensos e complexos perduram num final aparentemente interminável. Elegante e gracioso, este vinho atingiu a idade perfeita para ser apreciado.